Sem categoria

Em evento do Bolsa Família Lula diz que as mulheres são "as caras"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou hoje o papel da mulher na sociedade brasileira. O petista discursou, de improviso, para uma plateia de cerca de 3 mil pessoas, predominantemente feminina. "Vocês, na verdade, são ''as caras''", afirmou o presidente, referindo-se ao título de "cara" que recebeu no ano passado do presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama.

Lula disse que as mulheres não se contentam mais em ser apenas dona de casa. “Isso significa que a mulher já não se contenta mais em ficar em casa esperando o marido trabalhar e trazer o dinheirinho para casa, que a mulher está conquistando sua independência e que está conquistando o mercado de trabalho de verdade”, disse diante da plateia no Clube Atlético Juventus, no bairro da Moóca, zona leste da capital.

"Vida de mulher é uma desgraça, sobretudo a da mulher que trabalha em casa, porque o trabalho doméstico não é valorizado, apesar de muitas vezes ser mais pesado do que o que a gente faz na fábrica", argumentou. "A mulher pode fazer qualquer serviço que o homem faz."

O presidente discursou em cerimônia de formatura de 1,5 mil alunos de um curso profissionalizante promovido pelo governo federal e voltado, exclusivamente, para beneficiários do Programa Bolsa Família. O Próximo Passo foi lançado em 2009 com a oferta de mais 172 mil vagas para qualificação nas áreas de Construção Civil e Turismo. O presidente disse que percebeu que grande parte das pessoas que receberam o diploma já são casadas ou têm filho. Os formandos são dos municípios paulistas de São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Itapevi, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e São Vicente.

Lula disse que as mulheres atualmente querem respeito e o direito de escolher viver com um homem por gostarem e não por dependerem dele para sobreviver. “É por isso que aprender uma profissão é muito importante. Quando vocês chegarem em casa depois de um dia de trabalho, se o marido for legal, ele vai ajudar nas tarefas domésticas. Mulher e homem querem ser tratados em igualdade de posições. Os dois precisam viver em harmonia e parceria.”

As mulheres formavam 77% dos formandos no evento, dado destacado pelo presidente da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes (ABPA), Marcelo Silveira. A entidade é parceira do governo federal no programa. "A mulher não é o sexo frágil. O senhor, presidente Lula, sabe disso, porque sua candidata também é do sexo forte", afirmou.

Para encerrar o discurso de cerca de 15 minutos, Lula convocou os trabalhadores recém-formados a persistirem em seus objetivos de vida. "Não deixem de brigar pelo que acreditam. Não podemos desanimar. Eu só cheguei à Presidência porque eu teimei", destacou.

Lula disse ainda que o Brasil ficou 20 anos sem a economia crescer e assim não gerava oportunidade de trabalho. "O Brasil está crescendo e vamos fechar o ano criando 14 milhões de emprego com carteira profissional assinada. O governo tem muitas obras para fazer e há muita coisa para acontecer", disse ele.

O presidente afirmou que é preciso que as pessoas da localidade onde as obras do governo são realizadas trabalhem nessas obras tanto para auxiliar os trabalhadores quanto os empregadores. “Cada projeto habitacional do bairro temos que chamar gente daquele bairro. Vamos fazer o adastramento dos homens e mulheres daquela vila para que eles não precisem pegar ônibus para ir trabalhar e ter mais tempo para voltar para casa e conviver com a família.”

O evento para homenagear os formandos paulistas ocorre um dia após o pré-candidato do PSDB, o ex-governador José Serra (SP), ter prometido que, se eleito, oferecerá bolsas de auxílio aos beneficiários do Bolsa Família que frequentem cursos profissionalizantes. Não sabi Serra que este tipo de iniciativa já existe. E o evento desta terça-feira serve como um recado para que o tucano se informe melhor sobre os projetos do governo antes de prometer coisas que já existem.

Bilhetes

Chegaram ao presidente Lula, durante uma hora de cerimônia, dezenas de bilhetes da plateia. A cada pedaço de papel jogado pelos populares, Lula levantava-se da cadeira e pegava os bilhetes na beira do palco. "Tem bilhete para todo o gosto. Só não teve bilhete romântico", brincou Lula, logo no início do discurso, em resposta a uma mulher que gritou: "Eu te amo!"

Terminada a cerimônia, Lula desceu do palco para cumprimentar a plateia, ao lado do pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, senador Aloizio Mercadante. O parlamentar, por sua vez, foi bastante aplaudido durante o evento. Apesar de não ter discursado, o petista foi citado por Lula como alguém que "tem ajudado de forma extraordinária" o governo e o partido.

Com agências