Sem categoria

Desemprego mundial cresceu 34 milhões em dois anos

A crise econômica mundial fez o número de desempregados no mundo subir de 178 milhões em 2007 para 212 milhões em 2009 (6,6%). Os números são da OIT (Organização Internacional do Trabalho). ligada às Nações Unidas, que realizou sua conferência esta semana. A OIT adverte que as medidas de austeridade a pretexto de conter déficits públicos pode aumentar ainda mais a taxa de desemprego mundial.

"Não há recuperação sustentada sem a recuperação do emprego", disse o diretor geral da rganização, Juan Somavia, na abertura da 99ª Conferência Internacional do Trabalho, na sede da OIT, em Genebra, na Suíça.

"Não há qualquer sinal de uma redução global da taxa de desemprego", advertiu Somavia. Ele avaliou que, após um breve período de alívio, "o risco de uma nova faase da crise financeira surgiu". E disse temer que "a perigosa recaída" acarrete uma perda na qualidade dos postos de trabalho.

"O desafio consiste em obter rapidamente uma retomada rica em empregos, uma via de crescimento forte, durável e equilibrado, que donduza à estabilidade social gerada pelo trabalho decente para todos. eE sobre esta base que se dará um processo de redução dos déficits públicos e da dívida, agregou". O raciocínio está na contramão das medidas de austeridade adotadas em países como a Grécia, Espanha e Hungria, reconhecidamente "job killers" ("assassinas de empregos").

Da redação, com agências