Álvaro Gomes: CPI do Metrô está com funcionamento regular

Diante de notícia veiculada em alguns órgãos de imprensa sobre dificuldades de funcionamento desde que foi instalada a CPI do Metrô de Salvador, no dia 7 de abril, o deputado estadual e presidente da comissão, Álvaro Gomes (PCdoB), informou que o andamento das atividades está dentro do esperado.

“Temos que fazer um trabalho criterioso, que apure as irregularidades e, ao mesmo tempo, busque contribuir para a aceleração das obras do metrô. E, mesmo com algumas reuniões sem quórum, acho que a CPI está com funcionamento regular ”, declarou o parlamentar.

O presidente da comissão admite dificuldades: “Se não houve a última reunião prevista, é responsabilidade coletiva dos faltosos. E, embora eu não tenha poder para destituir os faltosos, vou ponderar e sugerir substituí-los por aqueles que possam, efetivamente, participar das reuniões”, garantiu. A comissão é formada por quatro governistas e quatro oposicionistas, ou seja, nenhuma das partes consegue viabilizar o quorum isoladamente.

Gomes também adianta que serão convidados, a depor, representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, que administrava o sistema antes da prefeitura de Salvador, e também do Consórcio Impregilo – Soares da Costa, ganhador da licitação do metrô em 1999. A previsão é de que os esclarecimentos ocorram na próxima semana ou dentro de 15 dias.

A Comissão já está devidamente estruturada, com uma equipe composta por técnicos do Tribunal de Contas do Estado e do Tribunal de Contas do Município, acompanhados pela Promotoria e Procuradoria do Ministério Público Federal – MPF. Os documentos obtidos através do próprio MPF, Tribunal de Contas da União, Governo e Prefeitura totalizam mais de 10 mil páginas, as quais estão sob investigação e análise. “É natural que seja um momento de pesquisa e, portanto, não é de se esperar que o resultado apareça nos primeiros dias. Procuro reforçar sempre que a gente precisa ter muito cuidado para não levar para a esfera do sensacionalismo nem imaginar que a CPI vai produzir um milagre dentro de poucos dias”, ressaltou Gomes.

O colegiado volta a se reunir na próxima quarta-feira (16/6), dando prosseguimento à avaliação dos documentos e aos novos encaminhamentos. A reunião de ontem (9/6), terminou não acontecendo por falta de quórum – apenas três parlamentares compareceram, quando o mínimo exigido são cinco.

De Salvador, Camila Jasmin