Fórum João Mendes ficará fechado nesta quinta-feira

Cerca de 80 servidores do Judiciário ocupam o prédio desde a tarde de quarta-feira. Judiciário paulista permanece em greve.

Fórum Cível Central João Mendes Júnior, na Praça João Mendes, região central de São Paulo, ficará fechado nesta quinta-feira (10/6), segundo informações do Tribunal de Justiça de São Paulo. Cerca de 80 servidores do Judiciário permaneciam no interior do fórum na manhã desta quinta. No início, eram cem funcionários, mas 20 deles, a maioria do interior do Estado, se retiraram. Por volta de 10h30, havia também muitos manifestantes do lado de fora do fórum.

O prédio foi ocupado no final da tarde de quarta-feira (9/6). A presidente da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp), Yvone Barreiros Moreira, tentou pela manhã entregar comida para as pessoas que se encontravam dentro do fórum, mas só foi permitida a entrega de café e chocolate. Ela disse que tentaria novamente a liberação da entrada de alimentos.

Yvone explicou que os manifestantes permanecerão no local até que o presidente do Tribunal de Justiça responda às reivindicações da categoria. Desde o dia 28 de abril os servidores do Judiciário fazem um movimento grevista. Eles pedem o pagamento de reposição salarial de 20,16%, conforme prevê a lei, além do desconto dos dias parados em troca da dívida que o TJ tem com os servidores referente a férias, licença-prêmio, precatórios e outros benefícios. Esse valor, segundo Yvone, chega a R$ 10 bilhões.

A base dos funcionários do Poder Judiciário em São Paulo é de cerca de 45 mil servidores. Na quarta-feira (9), conforme a presidente da Aojesp, 30% paralisaram as atividades. Já para TJ/SP, o índice de adesão ao movimento foi de 5%. Segundo o TJ, independentemente dos números, nenhum serviço do Judiciário paulista está deixando de ser feito por causa da greve.

Da redação com R7