Reman entrará no plano da Petrobrás, diz assessor de Gabrielli

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, terá em breve uma reunião com a bancada do Amazonas quando anunciará que a obra de modernização da Reman (Refinaria de Manaus Isaac Sabbá), orçada em 1,5 bilhão, constará no plano estratégico e de negócios da estatal para 2010-2014.

A informação foi repassada à deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) por Armando Tripodi, chefe de gabinete de Sérgio Gabrielli, responsável em agendar o encontro com os parlamentares amazonenses.

“É alentador receber esse tipo de informe. Foi nos comunicado que todos os dados sobre o a reforma da Reman estão sendo consolidados para serem apresentados à bancada. O mais positivo é que o presidente da estatal nos antecipou que a Reman não será prejudica após o anuncio do plano de investimentos”, disse a deputada.

Para debater o assunto, Vanessa ingressou nesta semana, na Comissão da Amazônia da Câmara, com um pedido de realização de audiência com o ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e os representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Segundo a parlamentar, a modernização da refinaria é essencial para economia do Amazonas e representa apenas 0,86% dos R$ 80 bilhões que a empresa possui para investimento.
Caso esse investimento não seja feito, a previsão é que a unidade deixaria de refinar petróleo para ser transformada em terminal. A conseqüência imediata seria a demissão em massa e perda de arrecadação no Estado.

A Reman gera 380 empregos diretos e mais de 5 mil indiretos. A previsão este ano de recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é de R$ 1,4 bilhão.

“A obra é estratégia para o Norte, uma vez que a Reman abastece todos os estados da região, com exceção de Tocantins. Os investimentos também vão possibilitar que a empresa faça adaptação necessária para mudar a matriz energética com a chegada do gás do Urucu e cumprir as sérias exigências ambientais no futuro”, disse a parlamentar.

As articulações institucionais, no entanto, não param. Na noite de hoje (10), haverá nova reunião de várias entidades representativas de categorias diversas da sociedade para definir o grande ato político pró-Reman, na próxima segunda-feira (14).

Fonte: Assessoria de imprensa da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM)