FCT e Itaú Cultural promovem Mostra Visionários em Palmas

Uma seleção de 73 obras audiovisuais de artistas latino-americanos da Mostra Visionários – Audiovisual na América Latina poderá ser conferida, a partir desta terça-feira, 15, na Sala Sinhozinho no Espaço Cultural, em Palmas.

A iniciativa é fruto da parceria firmada entre o Itaú Cultural e a Fundação Cultural do Estado do Tocantins e Fundação Cultural de Palmas. A Mostra é direcionada ao público do audiovisual e comunicação visual.

A Mostra apresenta uma seleção antológica de filmes que são referência no contexto da produção experimental da América Latina, entre os anos de 1958 e 1992, e será realizada no período de 15 a 18 e 22 a 25 de junho. A curadoria ficou a cargo de Arlindo Machado e é composta por dois programas com 60 minutos de duração cada.

O projeto tem como objetivo a divulgação da Mostra que apresenta a produção de cinema e vídeo experimentais dos países da América Central, do México, do Caribe e da América do Sul. Questões sociopolíticas próprias aos países latino-americanos e a experiência com imagem digital são alguns dos pontos presentes nos trabalhos, muitos deles inéditos ao público brasileiro.

As 73 obras foram selecionadas por cinco curadores e organizadas em nove programas de filmes e vídeos. São obras que compõem um panorama da produção contemporânea nestes meios, com a seleção de trabalhos que fazem parte de uma divisão que fracionou a América Latina em quatro regiões de referência: Jorge La Ferla (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai); Elias Levin (México e países da América Central e Caribe); Marta Vélez (Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e Cuba); e Roberto Moreira dos S. Cruz (Brasil). (Caroline Spricigo)

Programação

Terça-feira-15/06

15h e 18h30 – programa Paradigmas do Experimental – antologia histórica selecionada por Arlindo Machado

Quarta-feira- 16/06

15h e 18h30 – programa Relatos na Fronteira – seleção de Jorge La Ferla

Quinta-feira- 17/06

15h e 18h30 – programa Estados Alterados- seleção de Marta Lucía Vélez

Sexta-feira- 18/06

15h e 18h30- programa No Zapping – seleção de Elias Levin Rojo

Terça-feira- 22/06

15h e 18h30- programa Trópicos Audiovisuais- seleção de Roberto Moreira S. Cruz

Quarta-feira- 23/06

15h e 18h30- programa Paradigmas da Latinidade- antologia histórica selecionada por Arlindo Machado

Quinta-feira-24/06

15h e 18h30 – programa Máquinas e Imaginários – seleção de Jorge La Ferla

Sexta-feira- 25/06

15h e 18h30- programa De Domínio Público – seleção de Marta Lucía Vélez e

programa Outras Convergências- seleção de Elias Levin Rojo

Fonte: Secom