Sem categoria

Lula apoia Dunga e acha que Robinho será o destaque da Copa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerada que o futebol “alegre e motivado” de Robinho vai desabrochar na Copa da África do Sul. Para ele, o atacante da Seleção Brasileira tem tudo para ser o grande destaque da competição e afirmou que Dunga “convocou quem tinha que convocar”. Porém, ele acha que os santistas Ganso e Neymar deveriam estar no time.

Os comentários foram feitos nesta sexta (11), no Palácio do Alvorada, para uma equipe de jornalistas da TV Esporte Interativo, única rede de esportes aberta, gratuita, do Brasil.

“Eu gostei muito da cara do Robinho quando ele veio aqui – alegre, motivado. Eu acho que essa Copa pode ser a Copa do Robinho, eu acho que o Robinho pode desencantar na Seleção, porque ele está motivado, ele está com vontade”, disse o presidente lembrando-se da visita do time ao Planalto.

Quanto ao meio-campo Kaká, outra grande aposta de destaque na competição, Lula afirmou que a principal vantagem dele é ser “um menino equilibrado psicologicamente, ele não se perde dentro de campo”. “Então, eu estou otimista e acho que nós temos muita chance de chegar à final e, se chegarmos à final, nós seremos campeões. Se Deus quiser, eu estarei lá”, torceu.

Na entrevista, foi exposto que os jogadores brasileiros enfrentam uma maratona de competição na Europa e a percepção é que eles não chegaram bem na Copa. “Tirando a defesa da Seleção, que é da Internazionale, eles não chegam bem. Em 2006, chegou todo o mundo voando, e foi aquilo. Mesmo assim o senhor tem confiança?”, questionou um dos entrevistadores.

Em relação à Copa de 2006, o presidente respondeu que a constelação de estrelas foi um fiasco porque os jogadores não se apresentaram bem em nenhuma partida. “A Seleção não se encontrou, não sei por quê, mas não se encontrou, não era falta de craque.”

Comparado aquele time ao atual, Lula acha que a Seleção de Dunga não tem o mesmo conjunto de craque, mas o treinador montou uma equipe sobre a qual ele tem controle.

“Uma equipe que joga enquanto equipe, coesa, isso importa muito. Porque não é só saber jogar bola, é a vontade que você entra no campo, é a disposição de colocar a canela numa bola dividida, é aquele cara que vai correr até o último segundo para ver se evita que a bola saia pela lateral, não é aquele que bota a mão na cintura, aquele que perde a bola e fala: Deixa a defesa ir atrás dela. Não. O Dunga conseguiu montar um time coeso, um time”, elogiou.

Apoio a Dunga

O presidente disse que pode ser um dos poucos a defender Dunga. Ele acha que os brasileiros sempre estão atrás do time perfeito talvez por não tirarem da cabeça as seleções de 1958 e 1970.

“O dado concreto é que o Dunga convocou quem tinha que convocar. Só há duas pessoas que acho que o Dunga poderia convocar: o Ganso e o Neymar, que são duas novidades. Mas no último domingo, contra o Corinthians, o que nós percebemos é que o Mano Menezes conseguiu anular os dois, porque ainda são muito novos, é preciso um pouco de calejamento, de experiência. O Brasil teve gente muito boa de bola que nunca deu certo na Seleção”, argumentou.

Sobre as possibilidades de a Seleção conquistar o título, Lula diz que o Brasil entra numa condição de muita confiança. Com base nas propabilidades, ele avalia que o Uruguai (dois títulos), Argentina (dois), França (um), Inglaterra (um), Alemanha (três), Itália (quatro) e Brasil (cinco) são os times com melhores chances.

“A Argentina que, se o Maradona conseguir fazer com que aquela quantidade de craques jogue razoavelmente bem, pode ser um adversário difícil”, previu. Com exceção da Espanha, Lula diz que há poucas novidades que podem surpreender.

De Brasília,
Iram Alfaia