Seminário Eleitoral 2010 destaca identificação biométrica

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Pará participou do Seminário Eleitoral 2010 promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) nos dias 10 e 11 de junho, no auditório do Banco da Amazônia, em Belém. Durante as palestras destinadas para dirigentes partidários, advogados, servidores do TRE, juízes, estudantes e demais publico, foram debatidos temas vinculados ao processo eleitoral 2010.

Dentre os temas debatidos, os destaques ficam por conta do Registro de Candidatura, Direito Processual Eleitoral, Prestação de Contas, Arrecadação de recursos na campanha eleitoral, e O uso de identificação biométrica. De acordo com Clayton Ataíde, secretario de Tecnologia da Informação do TRE-PA o processo de votação nas próximas eleições serão muito seguro.

Na palestra com o tema “O uso da Identificação Biométrica no Processo Eleitoral – Novas Tecnologias”, o Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino afirmou que a tecnologia no processo eleitoral aponta para mais celeridade e segurança na votação e apuração dos votos nas eleições brasileira.

Segundo Giuseppe Janino, em 14 anos de voto eletrônico através do uso de urna eletrônica indica uma maturidade em segurança. “É inviável a fraude no sistema do processo eleitoral do Brasil. Em novembro do ano passado realizamos um teste para provar a segurança dos programas da eleição, onde 38 peritos em informática, inclusive peritos da Policia Federal se inscreveram para que durante quatro dias tentarem violar o sistema do TSE, e ao final do teste, nenhum dos participantes conseguiu violar o sistema”, contou o secretário.

Identificação biométrica deve ser implantada até 2017

O Tribunal Superior Eleitoral revelou que até o ano de 2017 deve ter cadastrado 100% do eleitorado brasileiro no sistema de biometria, o que vai oferecer uma segurança ainda maior no processo eleitoral, eliminando as interferências humanas na condução da verificação documental na hora de votar. Giuseppe Janino disse que: “A identificação biométrica cadastra a foto do eleitor, reconhecimento da face, impressões digitais. E, se algum eleitor possuir alguma excepcionalidade, como não ter um dedo ou um braço, isso já representa uma identificação biométrica que personifica uma pessoa, o que evita fraude eleitoral”, ressaltou.

A identificação biométrica vai viabilizar a emissão do cartão RIC que aproveita os serviços que o chip poderá proporcionar. Isso significa que, todos os dados do eleitor em um só cartão que no futuro deverá ser utilizado como identificação única através do Registro de Identidade Civil. “Vai melhorar o processo de identificação do eleitor e sanear o cadastro eleitoral”, disse o secretário Janino.

A análise subjetiva do mesário é eliminada com a intervenção biométrica, o que ocasiona mais segurança, uma vez que o software faz a análise de identificação do eleitor. Outro fator de segurança utilizado pelo TSE é o desligamento da rede do tribunal da internet nas 24 horas antes das eleições. Janino frisou que nas últimas eleições o sistema do TSE sofreu 200 mil ataques de hackers por minuto.

De Belém;
Isa Arnour