Sem categoria

Ciclo junino do Recife “esquenta” o turismo na cidade

O São João no Recife já começou animando os recifenses e os turistas com muito forró pé-de-serra e com as deliciosas comidas típicas. A festa acontece em todo canto da cidade, aquecendo a economia local e gerando boas expectativas ao Trade Turístico, ao comparar com o período junino no ano passado. A Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife acredita que a ocupação nos hotéis da cidade fique em 80%, tendo um fluxo acima de 250 mil visitantes em todo o período.

Em 2009, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE) registrou uma ocupação de 70%. “Hoje, o São João não beneficia apenas o Interior”, comentou o presidente da ABIH-PE, José Otávio de Meira Lins.

“As expectativas são as melhores possíveis. A programação do São João do Recife está muito boa e atrativa”, comentou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem de Pernambuco (Abav-PE), Jorge Sales.

A expectativa da entidade é que haja um aumento superior a 10% nas vendas dos pacotes turísticos, ao comparar com o mesmo período do ano passado. Para o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, a cidade já está na programação cultural dos turistas no período junino. “O visitante poderá aproveitar o Ciclo junino do Recife, com uma extensa programação cultural cheia de atrações tradicionais do período”, completou Oliveira.

O setor gastronômico também está com uma boa expectativa com o período junino. De acordo com o diretor executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE), Valter Jarocki, o aumento do fluxo de turistas, no São João, reflete no crescimento dos restaurantes.

Por falar em delícias juninas, os recifenses e turistas que forem brincar o São João na cidade poderão contar com o Corredor Gastronômico no Sítio Trindade, um dos polos de animação da festa organizada pela Prefeitura do Recife. No total, são 14 bares, 24 barracas de lanches e outras dez de bebidas, valorizando a culinária típica junina, uma parceria das secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e a Fundação de Cultura do Recife.

O Corredor Gastronômico faz parte do Ano da Gastronomia no Recife, que, até maio de 2011, tem uma extensa programação com festivais, programas de qualificação, atividades acadêmicas e congressos do setor. A ação faz parte do Ano Temático, projeto da Secretaria de Turismo do Recife, realizada pela Fundação Gilberto Freyre e Abrasel e tem apoio do Governo do Estado e do Trade Turístico.

Quem desembarcar no Recife será recebido com muito forró. No Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, um trio de sanfoneiros e uma quadrilha junina irão animar a chegada dos visitantes, entre os dias 22 e 23 de junho, das 7h30 às 13h30, e entre os dias 18 e 23 de junho, das 15h às 22h, respectivamente. De acordo com o secretário de Turismo do Recife, Samuel Oliveira, os horários estão de acordo com o maior fluxo de desembarque nesse período.

Os Postos de Informações Turísticas também entram no clima junino. Todos estarão decorados e munidos de informação para turistas e moradores, com a distribuição de mapas, folders, programação cultural da cidade e a Revista Recife te Quer em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol).

O Balcão de Disponibilidade estará disponível 24h por dia no Posto de Informação do Aeroporto. A ação é uma parceria da Prefeitura do Recife com a ABIH-PE, funcionando durante todo o ano para informar aos turistas onde há vagas nos hotéis do Recife e Região Metropolitana.

Para mostrar que a capital pernambucana também tem uma programação com muito arrasta-pé, o departamento de Marketing da Secretaria de Turismo do Recife está enviando newsletters para mais de seis mil agentes de viagem cadastrados na campanha de premiação Recife te Quer, convidando para os festejos juninos na cidade.

“A ideia é que os agentes confiram a programação no site do São João do Recife e mostrem aos seus clientes que a cidade fica animada nesse período. Além disso, sugere que fique mais no Recife para visitar o Teatro de Santa Isabel e a Capela Dourada”, completou o secretário Samuel Oliveira.

Fonte: PCR