Convenção Estadual do PCdoB confirma Matheus para Deputado

No último domingo (13) no Auditório Dante Barone em Porto Alegre, o nome do Vereador de Cidreira Matheus Junges (PCdoB) foi confirmado como candidato a Deputado Estadual.

matheus discursa - divulgação

Para a proporcional, o PCdoB lançou nominata com 13 nomes para deputado federal e 32 para a vaga à Assembleia gaúcha. Entre os destaques para a Câmara está a campeã de votos Manuela d´Avila, que tenta a reeleição, o vereador mais votado de Caxias do Sul e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do município, Assis Melo.

Para a Assembleia, além de Matheus, destaca-se o atual líder da Bancada Raul Carrion que tenta a reeleição ao lado da ex-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição e deputada estadual por 16 anos, Jussara Cony.

Matheus Junges começou a participar do movimento estudantil aos 14 anos quando foi eleito presidente do Grêmio Estudantil Raul Pilla. Logo após foi eleito presidente da União Municipal dos Estudantes de Cidreira, Vice-presidente da UGES – União Gaúcha de Estudantes, Deputado Estadual Juvenil. Matheus participou da pesquisa sobre solidariedade na juventude promovida pelo UFRGS, foi vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura e membro fundador do Conselho Municipal da Juventude.

Em 2006 começou a despertar o interesse pelo desenvolvimento regional ao participar do Comitê de Turismo e Empreendedorismo nas Escolas do SEBRAE Litoral. Ao ingressar na faculdade de Administração, ajudou a construir e presidiu a primeira comissão do Diretório Central de Estudantes – DCE da FACOS.

Matheus se filiou ao PCdoB em fevereiro de 2007, sendo eleito presidente da Direção Municipal em Cidreira no mesmo ano e um ano após Coordenador Regional. Atualmente, Matheus é membro da Direção Estadual.

Em 2008, aos 19 anos Matheus foi eleito o vereador mais jovem da história do litoral. No primeiro ano de mandato consegue aprovar 14 projetos, articula emendas federais para Cidreira e região totalizando R$ 1,3 milhões, além de garantir a permanência da UERGS, lutar pelo campus da UFRGS no Litoral e se consolidar como líder pela Moradia Digna. Em 2009, Matheus foi escolhido em pesquisa de opinião pública como o Vereador Mais Atuante com 23,7%, foi objeto de estudo por alunos da Faculdade de Comunicação da PUCRS e Presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Sustentável e Geração de Emprego e Renda. Atualmente, Matheus é o indicado pela UVERGS (União dos Vereadores do Rio Grande do Sul) para ser membro do Conselho Estadual das Cidades. É também Coordenador do Mandato da Dep. Federal Manuela d’Ávila na região, Presidente de honra da Associação Comunitária de Moradores e Veranistas da Beira Mar e Coordenador regional da FRENAVRU – Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana.