Euforia toma conta da Sérvia depois de vitória sobre a Alemanha

A vitória da Sérvia, antiga república da extinta Iugoslávia, nesta sexta-feira (18) por 1 a 0 sobre a Alemanha, em jogo do grupo D da Copa do Mundo, despertou uma onda de euforia no país balcânico, onde muita gente foi às ruas para comemorar o feito.

Na Praça da República, no centro de Belgrado, centenas de jovens agitaram bandeiras e outros símbolos nacionais e cantaram "vitória, vitória", segundo a imprensa local.

Na cidade de Cacak, a população deixou o trabalho de lado e tomaram as ruas que estavam desertas durante a partida. Banja Luka, capital da República Sérvia da Bósnia-Herzegovina, e outras cidades de população sérvia também foram tomadas pelo clima de festa.

O vice-presidente do Governo da Sérvia e ministro do Interior, Ivica Dacic, parabenizou a seleção sérvia por seu triunfo.

"Alcançaram um resultado brilhante e um triunfo histórico. Esta vitória é um grande incentivo para todos os cidadãos da Sérvia", disse Dacic em declaração publicada por veículos de comunicação locais.

EUA empatam com Eslovênia

Em outra partida da Copa, desta vez pelo grupo C, a seleção da Eslovênia, também antiga república que formava a extinta Iugoslávia, empatou com a seleção dos Estados Unidos em 2 a 2, após manter uma vantagem de 2 a 0 durante boa parte do jogo
No entanto, os americanos reagiram e conseguiram um importante empate em 2 a 2, que manteve as chances da equipe avançar à próxima fase.

A Eslovênia volta a campo na próxima quarta-feira, às 11h, para encarar o English Team pela última e decisiva rodada. Já os EUA terão como rival a Argélia, no mesmo dia e horário.

Da redação, com agências