Conselho do Sintepe debate conjuntura política

A conjuntura política estadual e federal foi destaque na abertura da reunião do Conselho Estadual de Representantes do Sintepe, na manhã desta quinta-feira (17), no auditório do sindicato.

A mesa foi composta pelo vereador Múcio Magalhães (PT), a deputada estadual Teresa Leitão (PT), além de membros da entidade, como o presidente Heleno Araújo, as diretoras da secretaria geral, Marinalva Lourenço e Valéria Silva, e o diretor de comunicação, Zélito Passavante.

O representante municipal do Partido dos Trabalhadores foi o primeiro a palestrar. Múcio Magalhães reforçou a necessidade de mobilização da categoria para combater os abusos patronais. "Ninguém luta por nós". O vereador mostrou sua sugestão para superar as dificuldades trabalhistas: "Nós é que temos que conquistar as nossas vitórias".

O diretor do Sintepe, Zélito Passavante, baseou sua argumentação em quatro pontos: política, economia, poder e povo. O professor defendeu a educação política da sociedade, como forma de se inteirar de assuntos que dizem respeito e interferem no desenvolvimento dela própria, e assim formar uma categoria mais preparada e destemida. "Temos que ter 10, 20 novos Lulas", e completou em seguida, "Vamos enfrentar o governo Eduardo e qualquer outro governo que chegar", garantiu.

Antes de iniciar sua palestra, a deputada Teresa Leitão leu um texto sobre a atuação do presidente Lula nesses oito anos de gestão, para que o público refletisse sobre as mudanças, principalmente avanços, que o país viveu neste período. "O fato de termos eleito um sindicalista (Lula) que tem sensibilidade para nossas reivindicações, não significa que todas as nossas pautas serão incorporadas imediatamente nas ações do governo".

A parlamentar também enfatizou o dicurso de Passavante, quando creditou ao Sintepe e aos trabalhadores em educação, o abalo sofrido pelo governo estadual que "voltou atrás" e decidiu reavaliar as mudanças catastróficas no Plano de Cargos e Carreira. "É a coragem política do Sintepe e a importância de não arrefecer a nossa luta", concluiu.

Após as apresentações, os trabalhadores em educação debateram as temáticas abordadas pelos convidados.

Fonte: Site do Sintepe