Legislativo de Guarulhos inaugura “Espaço Ecocâmara”

O espaço público voltado para a preservação do meio ambiente foi idealizado pela vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB).

Com a exposição de retratos da fotógrafa Márcia Pinto, que registrou imagens da biodiversidade, o Legislativo de Guarulhos inaugurou ontem, nas dependências da Câmara Municipal, o “Espaço Ecocâmara”. Fruto da Resolução 398/09, de autoria da vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), uma área determinada pela presidência da Casa foi destinada a abrigar exposições que tenham como tema a defesa e preservação do meio ambiente.

Questionada sobre a importância da iniciativa, Luiza Cordeiro, presidente da Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara, lembrou que junho é o Mês Mundial do Meio Ambiente e a inauguração de um espaço público destinado a exposições da produção ecológica é um avanço para Guarulhos.

Os vereadores Eduardo Soltur (PV) e Edmilson Souza (PT) participaram do evento. Paulo Sérgio (PV) vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara presidiu a cerimônia e elogiou a iniciativa de Luiza. “É uma atitude muito importante. Este espaço veio numa boa hora e trará a população para o debate sobre a questão ambiental”, disse.

Eduardo Soltur, também membro da Comissão de Meio Ambiente, fez uso da palavra e na mesma linha de Paulo Sérgio elogiou a iniciativa. “Sabemos que a Luiza adora atuar em assuntos ambientais. Conte com o nosso apoio na Comissão”, declarou. Edmilson Souza fez a leitura da resolução. O presidente da Casa, vereador Alan Neto (PSC) não pôde comparecer à atividade.

Após a fala de seus colegas, Luiza usou a palavra e agradeceu a presença de todos. Em seguida lembrou que Alan Neto foi sensível ao contribuir para que sua resolução entrasse em prática. Márcio Lopes presidente da Comissão do Novo Advogado da OAB-Guarulhos, Roberto Marcondes da secretaria de Meio Ambiente divisão de Educação Ambiental, Dr. Paulo Valentin, oncologista e presidente do Instituo Valentin, Rodolfo Aliaga do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Daniele e Ivone da Associação Ambiental Cabuçu, além de outras figuras importantes da luta pela causa ambiental acompanharam a inauguração do Espaço Ecocâmara.

Ainda fazendo uso da palavra a autora da resolução argumentou que o espaço irá abrigar a grande produção de iniciativas pró meio ambiente. Citando o Selo Ambiental como exemplo, disse que para o evento deste ano, a ser realizado no próximo dia 23, quarta-feira, já estão inscritos 72 projetos.

Márcia Pinto, autora das imagens que inauguraram o Espaço Ecocâmara, agradeceu o empenho da Comissão do Meio Ambiente, em seguida afirmou que a iniciativa adotada na Câmara de Guarulhos ajuda a fortalecer a luta pela recuperação e preservação da biodiversidade. “Estou á disposição de vocês”, encerrou.

Por Gutemberg M. Tavares