Sem categoria

Brasil pode criar Olimpíada Brasileira do Esporte

A Comissão de Educação do Senado deve aprovar, nesta terça-feira (22), a criação da Olimpíada Brasileira do Esporte (OEB), dirigida aos estudantes de escolas públicas e privadas de educação básica. O objetivo da proposta é estimular a prática do esporte olímpico entre estudantes de 10 a 22 anos de idade, de escolas municipais, estaduais e federais. O evento deverá ser realizado anualmente, a partir desse ano.

As olimpíadas visam ainda descobrir e preparar novos atletas para garantir um melhor desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016. "A conquista da cidade-sede dos Jogos Olímpicos é apenas o primeiro passo. O desafio que o país enfrentará até 2016 é preparar uma equipe olímpica brasileira capaz de disputar e vencer nas diversas modalidades esportivas", justificou o autor do projeto, senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

O projeto também autoriza o governo a conceder uma bolsa aos integrantes da Equipe Brasileira Permanente dos Jogos Olímpicos de 2016. Estabelece também que a Coordenação Geral da Olimpíada Brasileira do Esporte deverá ser presidida pelo ministro dos Esportes e composta por representantes de entidades de esportes olímpicos.

A proposta será votada pela CE em caráter terminativo e, em seguida, será enviado para análise da Câmara dos Deputados.