Sem categoria

Eurides Brito tem o mandato cassado pela Câmara Distrital

A deputada distrital Eurides Brito (PMDB) – flagrada em um vídeo colocando maços de dinheiro na bolsa – teve o mandato cassado por 16 votos a 3 nesta terça-feira (22), por quebra de decoro parlamentar.

Eurides é a primeira parlamentar cassada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal após o escândalo do mensalão do DEM. Os ex-deputados Leonardo Prudente (sem legenda) e Júnior Brunelli (PSC) renunciaram ao mandato para escapar da cassação.

Por decisão do presidente da Casa, Wilson Lima (PR) a votação foi secreta. Ele alegou que esse é o procedimento adotado no Congresso Nacional para casos de possível cassação parlamentar. Três deputados abstiveram-se de votar e um declarou-se impedido.

O advogado de defesa da parlamentar, Jackson Domênico, argumentou que os fatos que levaram ao processo de cassação ocorreram em 2006, um ano antes do início da atual legislatura e que não poderiam ser usados para a condenação à perda do mandato.

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal anunciou que a cassação será publicada nesta quarta-feira (23) no Diário da Câmara Legislativa.

Eurides Brito estava afastada do cargo desde 14 maio deste ano, por determinação da Justiça. Ela é acusada de suposto envolvimento em irregularidades apuradas pela Operação Caixa de Pandora. A deputada foi filmada pelo ex-secretário de Relações Institucionais do DF, Durval Barbosa, guardando maços de dinheiro – provenientes de pagamento de propina em troca de apoio ao governo do Distrito Federal.

Da Redação, com agências