Sem categoria

ONG iraniana prepara navio para enviar ajuda humanitária a Gaza

A Sociedade do Crescente Vermelho – organização não governamental do Irã – prepara um navio para o envio de ajuda humanitária às crianças que vivem na Faixa de Gaza. Como a região está sob embargo imposto por Israel, a entidade analisa alternativas para transportar o material para área. As informações são da rede estatal de televisão iraniana, a PressTV.

Inicialmente, a entidade planejava enviar dois navios de ajuda ao território palestino. Uma das embarcações, que incluía material de primeiros-socorros, comida e equipamentos básicos, teve seu envio momentaneamente suspenso depois que uma frota composta por seis de origem turca, foi atacada por israelenses, no último dia 31.

Nove pessoas morreram no ataque. “Na sequência de outras restrições israelenses sobre a transferência de ajuda para Gaza, esperamos a emissão de uma licença para permitir a passagem do navio iraniano por meio do Canal de Suez. Por isso, a partida do navio do Crescente Vermelho foi adiada”, informou um comunicado emitido neste domingo (27) pelo Crescente Vermelho.

Segundo o documento, o navio está parado no ao sul de Bandar Abbas, mas pode partir a qualquer momento. A Sociedade do Crescente Vermelho examina a possibilidade de usar outros meios de transporte para garantir o envio da ajuda humanitária a Gaza. Uma das propostas é promover uma ação conjunta com outras entidades.

Cerca de 1,4 milhão de moradores da Faixa de Gaza vivem sob o embargo, imposto por Israel, desde 2007. Nos últimos dias, os israelenses avisaram que vão reduzir as proibições, mas as exceções incluem apenas alguns tipos de alimentos, roupas e brinquedos. Materiais de construção, por exemplo, foram considerados produto de risco por ser associado a conflitos armados pelas autoridades de Israel.

Com Agência Brasil