Sem categoria

Conjuve pressiona o Senado pela aprovação da PEC da Juventude

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), por meio da sua Comissão de Parlamento, realizou uma blitz no Senado Federal em busca de apoio para a votação da PEC da Juventude. A expectativa é de que a PEC seja votada na próxima semana, entre dias 6 e 7 de julho. "Os senadores foram bastante receptivos à visita", opinou Marcela Rodrigues, Coordenadora da Comissão e diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Conjuve pressiona o Senado pela aprovação da PEC da Juventude

Para a coordenadora da Comissão de Parlamento e diretora de Relações Institucionais da UNE, Marcela Rodrigues, essa recepção positiva significou um reconhecimento à atuação do Conjuve, que já esteve outras vezes na Casa para defender a proposta, que tem um papel fundamental na consolidação da política de juventude como uma política de Estado. Os conselheiros receberam mais apoio de senadores, a exemplo de Paulo Paim (PT/RS), Renan Calheiros (PMDB/AL), Pedro Simon (PMDB/RS), João Vicente Claudino (PTB/PI) e Cristovam Buarque (PDT/DF), e conversaram com a liderança do governo, do PT e do PSDB.

O Conjuve também foi recebido pelo ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que confirmou a intenção do governo em votar a PEC, de forma prioritária. Segundo Murilo Amatneeks, coordenador da Comissão de Parlamento, tanto o ministro como os senadores garantiram que o tema é tranqüilo, sem polêmicas e tem tudo para ser votado.

Mas a luta continua e o Conjuve realiza campanha em favor da PEC da Juventude. O chamado é para reforçar a mobilização para alcançar o quorum de dois terços dos senadores e garantir que a PEC entre na pauta e seja votada. Para isso, o Conjuve sugere que cada apoiador da PEC tome duas iniciativas: a primeira consiste enviar mensagens para senadores do seu estado (por e-mail e twitter) solicitando que estejam em Brasília nos dias 6 e 7 de julho para votar a PEC da Juventude. A segunda prevê a ampla divulgação de matérias solicitando a aprovação da proposta em sites, blogs e demais redes sociais.

Fonte: Estudantenet