Agência dinamiza comunicação no interior do Ceará

A ideia de desenvolver uma agência de notícias voltada para o público jovem, e melhor, feita pelos próprios jovens, já povoava o imaginário da ONG Catavento há algum tempo. No ano passado, a ideia passou para a prática, e agora a entidade vai expandir as atividades, criando um núcleo da agência na Escola Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti, no interior do Ceará. O Núcleo central da Agência Jovem fica na sede da ONG Catavendo, em Fortaleza.

Clarissa Diógenes, coordenadora do projeto, explicou que a proposta é refletir se os meios de comunicação de massa tradicionais atendem as necessidades dos jovens e se ‘falam’ para eles. Ela informou que o ano passado foi dedicado às capacitações, onde os jovens aprenderam sobre web 2.0, Tecnologias e Redes Sociais, Jornalismo Social, entre outros.

"A partir de junho deste ano foi que os jovens começaram a praticar e já estão com rotina de agência. Eles lêem os jornais, principalmente, as notícias que falam sobre jovens, que, geralmente, estão na sessão policial", comentou.

Agora, os estudantes da Escola Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti, também poderão participar das capacitações e implantarem um núcleo da Agência na escola. São 25 vagas disponíveis para jovens com idade entre 15 e 29 anos. A etapa inicial da aplicação do projeto na Escola será composta por oito encontros de formação em comunicação, que serão realizados durante todos os sábados dos meses de agosto e setembro. "A agência jovem no Ceará é um espaço onde os jovens possam se comunicar. É feita de jovem para jovem. O espaço é totalmente aberto para quem quiser participar", ressaltou.

Entre as atividades da Agência estão: produção de Notícias, realização de entrevistas, análise crítica da mídia, cobertura de eventos, produção de vídeos e programas de rádio para a web e envio de torpedos via celular. "A agência é um instrumento de comunicação que melhora a leitura e a escrita dos jovens", observou Clarissa.

Ela disse que a ideia é implantar outros núcleos nas escolas públicas do estado, priorizando o interior. Mas, mesmo quem não atua diretamente na Agência, pode participar enviando sugestões de pauta, matérias, idéias ou ainda serem correspondentes. Para isso, basta entrar em contato através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (85) 3252-6990.

Para conhecer a Agência Jovem, clique AQUI

Fonte: Adital