Título e documento com foto serão obrigatórios para votação

Para tornar o processo eleitoral mais seguro, uma nova exigência será aplicada a partir dessas eleições. Todos os eleitores só poderão ter acesso aos locais de votação depois que apresentarem tanto o título de eleitor quanto um documento oficial com foto. A norma está prevista na lei 12034/09. Antes, bastava ao cidadão levar um documento ou o outro.

Os eleitores que estiverem com o título perdido podem requerer a segunda via até o dia 23 de setembro. A data do primeiro turno das eleições é 3 de outubro. Caso haja segundo turno no Estado, a população volta às urnas no dia 31 de outubro. A partir do dia 5 de julho, os cartórios eleitorais abrem todos os dias, mesmo nos finais de semana e feriados. O horário de funcionamento é de 10h às 19h de segunda a sexta e de 13h às 18h nos sábados, domingos e feriados.

Em relação ao documento de identificação, podem ser utilizados carteira de identidade, identidade funcional, carteira de trabalho com foto, carteira de habilitação com foto ou certificado de reservista. A carteira de estudante não vale como documento oficial.

Fonte: JC Oline