Bahia bate recorde de emprego no primeiro semestre

De janeiro a junho deste ano, o estado gerou 61.334 mil empregos com carteira assinada. A marca supera o acumulado em todo o ano de 2007 e 2008, quando foram criados, respectivamente, 58.720 mil e 40.922 mil postos formais de trabalho. Somente em junho, foram abertas 3.705 mil novas vagas em toda a Bahia, das quais 1.214 mil em Salvador. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quinta-feira (15/7).

Construção civil e agropecuária despontaram como os maiores contratantes do último mês. De acordo com o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, Nilton Vasconcelos, os investimentos estaduais em infraestrutura e o programa federal Minha Casa, Minha Vida foram determinantes, assim como a própria iniciativa privada, que anunciou novos investimentos no Pólo Petroquímico e no entorno da Região Metropolitana.

Vasconcelos ainda explicou que o bom desempenho da agropecuária se deve à sazonalidade da atividade – como o período é de colheita, aumentaram-se as vagas na área da fruticultura; em especial nos municípios de Juazeiro e Casa Nova. Entretanto, para manter o crescimento do emprego em ritmo acelerado, ressalta ele, é preciso continuar investindo: “Já existem medidas tomadas, como a ampliação do número de contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem capacidade de gerar grande número de empregos em todo estado e é bem distribuído no território baiano. Além disso, continuar fazendo investimentos em infraestrutura, como as rodovias, por exemplo, para que se criem condições adequadas para que o setor privado também faça sua parte e invista”.

Perspectivas positivas

Se nos primeiros seis meses do ano a Bahia respondeu, sozinha, por 53% das vagas formais criadas em toda a região Nordeste, a expectativa para o acumulado 2010 é atingir a meta estimada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA de 83 mil novos empregos. “Minha expectativa é de que o estado continuará registrando números positivos nos próximos meses, mesmo com a perspectiva de retração da economia em função da ampliação dos juros pelo Banco Central; embora não tenha sido tão expressiva. O setor da construção civil continua em expansão e o segmento da agropecuária apresenta um bom momento”, aposta o titular da Setre.

Apesar da indústria ter registrado leve queda, com um saldo negativo de 343 postos de trabalho, a perspectiva é de que retome a alta, impulsionada pelo crescimento da economia a nível nacional; haja vista a criação de 1,47 milhão de vagas no primeiro semestre em todo o país. O número corresponde a um crescimento de 4,43% frente ao estoque de dezembro de 2009.

Em termos geográficos, a pesquisa do Caged revelou, ainda, uma expansão generalizada nas grandes regiões, com recordes no Sul (+271.938 postos ou +4,52%), Nordeste (+113.194 ou +2,21%) e Norte (+58.168 postos ou +4,17%). Dos 26 estados brasileiros, 17 registraram recordes: sete no Nordeste, quatro na região Norte e duas unidades de cada uma das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

Da redação local com Agências