Bahia continua liderando geração de empregos no Nordeste

O ano de 2011 começou com uma boa notícia para os trabalhadores baianos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nesta quinta-feira (24/2), o estado teve o saldo de 7.438 novos empregos com carteira assinada em janeiro de 2011 e continua liderando a criação de novas vagas na região Nordeste. O setor de serviço foi o que mais se destacou em janeiro, seguido de agropecuária, Indústria de Transformação e a construção civil.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Nilton Vasconcelos, o resultado não deixa de ser esperado, ainda que em comparação com janeiro de 2010 tenha ocorrido uma redução expressiva do número de vagas. “Eu digo esperado, porque este ano, a expectativa é de que tenha um crescimento entre 4,5% e 5% no país, ante os 7,5/7,8% previsto para 2010. Então a idéia é de que continue o crescimento do emprego, mas não tão acelerado quanto se apresentava anteriormente”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda os dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, que foram divulgadas ontem. ”Os dois levantamentos mostram que em comparação com janeiro de 2010 houve redução na taxa de desemprego. Quando se torna com base o mês anterior, dezembro, se observa o aumento da taxa de desemprego, mas o correto seria comparar com o mesmo mês do ano anterior. Com base na comparação com dezembro, o índice cresceu para 13,6%, mas é preciso lembrar que em janeiro de 2007, este índice foi de 22,7%, o que significa uma redução de 7% na taxa, o que é um dado bem significativo”, enfatiza Vasconcelos.

O gestor da Setre comentou ainda a afirmação do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (sem partido), de que a diminuição do desemprego na capital baiana deve-se à aprovação do Plano de Diretor do Desenvolvimento Urbano (PDDU). “Se ele quer dizer que foi o PDDU, por causa da possibilidade de construções que aconteceu na Paralela, não se pode negar que na Paralela há hoje um contingente muito expressivo de empregados. Mas, houve também o Programa Minha Casa, Minha Vida. A construção civil tem apresentado um bom resultado, mas é muito bom frisar que quem tem o resultado melhor são as áreas de serviço e comércio. Se você pega o resultado do Caged no ano passado, dos 121 mil empregos, 44.600 foi serviço e 23.800 foi comércio, somando os dois dá 68.400 mil. ou seja, mais da metade dos empregos gerados em 2010 foram nestas duas áreas. Só depois é que vem a construção civil com 27.845 empregos ao final do período”, disse.

Para Vasconcelos, é inegável que a construção civil teve um crescimento maior do que o observado anteriormente e maior até do que os outros setores, mas comércio e serviços continuam respondendo pela maior parte dos empregos no estado.

De Salvador,
Eliane Costa