Bahia bate novo recorde na geração de empregos

De janeiro a outubro deste ano, a Bahia gerou 98.024 mil postos de trabalho, batendo o recorde anual para o período – em termos absolutos e relativos – de toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, iniciada em 1995. O resultado também assinala, para o estado, o melhor desempenho da região Nordeste. As informações são do Ministério do Trabalho e Emprego.

Somente no mês passado, foram criadas 7.059 mil vagas, numa alta de 0,46% em relação a setembro. Os setores de Serviços, Comércio e da Indústria de Transformação foram os principais responsáveis pelo acumulado positivo. Construção Civil, que impulsionou as seguidas altas na geração de novos postos de trabalho ao longo de todo ano, apresentou leve queda, assim como a Agropecuária. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, Nilton Vasconcelos, estima que essa retenção seja por conta do fim da safra e, no caso da construção, um reflexo do próprio crescimento excessivo do setor.

Vasconcelos, inclusive, defende que a construção civil continuará como grande alavancador de empregos em 2011. “Muitas obras programadas ainda não se iniciaram, como as relacionadas à Copa, que é um grande fator de geração de empregos”, avalia. Além da construção da Arena Fonte Nova, as obras de infraestrutura e mobilidade urbana, assim como a ampliação dos investimentos federais para o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, devem contribuir para abertura de novas vagas no setor. “Comércio e Serviços, naturalmente, crescerão mais ainda em decorrência desses investimentos e com a melhoria da renda”, aposta o secretário.

E, se 2010 já apresenta um aporte de empregos considerável em relação ao ano passado, quando foram criados 71.170 mil novos empregos – até então número recorde -, ao longo dos três anos e 10 meses de Governo Wagner, foram criados 268.836 mil postos formais de trabalho com carteira assinada no estado. A marca supera os últimos 12 anos de governos carlistas, com Paulo Souto e César Borges que, juntos, acumularam 249.664 mil empregos.

“Há uma situação favorável, porque a economia nacional vem seguindo um bom caminho, mas é preciso levar em conta que essas oportunidades, às vezes, são perdidas. O Governo da Bahia, ao contrário, tem buscado aproveitá-las ao máximo, garantindo a atração de investimentos e, no dia a dia, fazendo com que as suas várias estruturas trabalhem e gerem esses novos empregos”, destacou Nilton Vasconcelos.

Outro ponto fundamental, segundo o titular da Setre, são os programas de qualificação de mão de obra, como o ProJovem Trabalhador, resultado de convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego. O Programa, que visa atender 10 mil jovens de 18 a 29 anos no estado, oferece cursos profissionalizantes de 200 horas em mais de 30 áreas, uma bolsa no valor de R$ 600 durante cinco meses, além do transporte e alimentação. Vasconcelos ainda cita o Trilha, voltado para a faixa dos 16 aos 29 anos e que vai atender, até o final de 2010, cerca de 12 mil jovens; e o Programa Qualifica Bahia, que responde pela capacitação de 12 mil trabalhadores em 213 municípios.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Agecom