Vida e arte no encontro de Selton Mello com pais de Jean Charles

Após cinco anos de polêmica, o que impera no caso do assassinato do brasileiro eletricista, Jean Charles de Menezes, pela polícia inglesa em um metrô de Londres, é a impunidade. Em 19 de julho do ano passado, o filme sobre a vida de Jean Charles foi exibido para amigos e familiares na cidade natal do brasileiro, Gonzaga, interior de Minas Gerais. A exibição foi acompanhada pela equipe de produção do filme, incluindo o ator Selton Mello que fez o papel do eletricista no filme.

A intensa discussão instalada no seio da prestigiada Scotland Yard (Polícia Inglesa), aferida, inclusive, por uma comissão independente, atribuiu a morte do jovem Jean ao chefe da operação, na época, Ian Blair. 

No julgamento final, o resultado cabal e infeliz: a absolvição pelo assassinato, hoje possível de ser visto no filme com Selton. Fica a terrível impressão de que tanto lá, como cá, a justiça inglesa , afim de isentar o Estado, também dá seus jeitinhos. Jean foi atingido por nove tiros certeiros quando abriu sua caixa de ferramentas de eletricista dentro do metrô.

O episódio marcou a política "de guerra preventiva" aos terroristas, também "identificados" como árabes, negros e latinos, especialmente pelos governos britânico, francês e americano. O mesmo argumento da guerra preventiva também permite que os EUA continuem a invadir o Afeganistão e o Iraque.

Com infromações da ABDIC.