Dilma e Wagner realizam encontro de "twitteiros" na Bahia

O governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner, ressaltou nesta quarta-feira (28), em encontro com mais de 300 "twitteiros" a importância da mobilização da militância para transmitir a mensagem renovadora do projeto político iniciado na Bahia em 2007.

Encontro de blogueiros e twitteiros

O encontro, no qual a Bahia é pioneira, também reuniu no comitê central de campanha 40 representantes de blogs baianos. Participaram ainda do evento o coordenador da campanha de Dilma Rousseff na internet, Marcelo Branco, o articulador político da campanha presidencial, Juan Pessoa, e o criador do fenômeno na internet "Dilmaboy", o estudante de publicidade goiano, Paulo Reis. A audiência do encontro colocou @dilmabr no Trending Topics do Twitter no início da noite.

A reunião é reflexo de uma ação da coordenação política de Dilma, que ainda no período de pré-campanha realizou "caravanas digitais" em 24 estados.

Marcelo Branco ressaltou que, a partir da mudança da legislação eleitoral em relação a internet, a ferramenta passou a ser fundamental para a campanha política."As regras eram muito rígidas e seguiam a mesma lógica dos meios de comunicação de massa. Com a internet livre houve o surgimento do potencial para uso político", explicou.

Atualmente, segundo Branco, o Brasil tem 75 milhões de internautas. "Nosso objetivo é estimular que os eleitores transformem-se em eleitores multimídias", informou. Segundo Branco, a internet não substitui a campanha de rua, mas organiza a campanha para ir atrás do voto aonde ele está, tem um efeito multiplicador.

Com mais de 280 mil acessos, o vídeo de Dilmaboy é um dos maiores hits do Youtube. No evento, o estudante afirmou que a iniciativa foi absolutamente espontânea. "Eu decidi fazer o vídeo para estimular o jovem a participar da política. Existe um mito que jovem não gosta de política, mas acho que a partir do vídeo podemos começar a organizar uma ação", declarou.

O governador Jaques Wagner compareceu acompanhado do candidato a vice-governador Otto Alencar e dos candidatos ao Senado, Lídice da Mata e Walter Pinheiro.

Da redação local, com agências