Estudantes querem renovar o Grêmio do IFRN

Nas próximas semanas, o grêmio estudantil mais antigo em atividade no Rio Grande do Norte conhecerá sua 25ª gestão eleita. Fundado em Assembléia Geral um dia após a promulgação da Lei do Grêmio Livre, em 1985, o Grêmio Estudantil Djalma Maranhão é uma homenagem ao ex-prefeito de Natal que por sua administração em benefício da maioria dos natalenses foi caçado e precisou refugiar-se no Uruguai, onde faleceu em 1971.

Bárbara Carlos cursa o 2º ano de edificações e encabeça a chapa 1, A Verdadeira Mudança. Ela conta que sempre teve vontade de participar, mas nunca encontrou espaço. “O grêmio tornou-se um ambiente onde um grupo dá as cartas, mas não é essa a sua essência. É preciso que as portas estejam abertas a todos e não que seja a expressão de poucos. Estamos muito entusiasmados para resgatar a tradição de participação na instituição e fortalecer a entidade”, disse Bárbara.

O GEDM (Grêmio Estudantil Djalma Maranhão) está completando, em 2010, 25 anos de história, mas com pouco a comemorar. Lembrado por diversas gerações pela Revolta da Goroba, pela resistência à invasão da PM na década de 90, pelos protestos contra o reajuste das tarifas de transporte, dentre outros, hoje a entidade vive do mito criado em si, mas incapaz de envolver os estudantes e estimular a participação e o protagonismo.

Leon Karlos presidiu o grêmio de 2004 a 2005 e confirma. Segundo ele “a cultura de participação histórica no IFRN perdeu força e as últimas gerações não conhecem o potencial que possui o GEDM”. Ele acredita que existe uma grande oportunidade para que o movimento estudantil se renove, principalmente depois da realização do Encontro Nacional de Escolas Técnicas da UBES (ENET).

Podem participar do 25º processo eleitoral do Grêmio Estudantil Djalma Maranhão todos os estudantes dos níveis técnicos, integrado e subsequente. A eleição, ainda sem dia definido, deverá ocorrer ainda neste mês e a campanha após o retorno às aulas, no dia 11.
 

Fonte: www.ujspotiguar.com.br