Tokarski defende educação em conjunto com direitos fundamentais

A agenda do candidato a Deputado Federal Fábio Tokarski foi dedicada à educação. O evento ocorreu na manhã de sábado, 7 de agosto de 2010. 

Na sede do PCdoB, em Goiânia, o candidato se reuniu com trabalhadores e trabalhadoras da área de educação para discutir um projeto eleitoral adequado as necessidades das redes estadual e municipal de ensino. Logo depois, ele se reuniu com os servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No partido, além dos educadores, participaram das discussões, profissionais de saúde e de educação física. Segundo Fábio Tokarski, a colaboração de vários segmentos é de suma importância. “Devemos ter um projeto em conjunto dos direitos fundamentais – saúde, educação, cultura- porque ninguém vive só um momento de cada vez”, afirmou. Ele complementou que a política deve passar da fase de demagogia e discutir apenas e educação por si mesmo, sem não pensar nas outras interfaces da vida, como a distribuição de renda e o trabalho.

A professora das redes municipais e estadual de ensino, Jaines Silva afirma que apóia Fábio Tokasrki porque o candidato está na luta pela educação há muitos anos. “Não há como apoiar outro”, explica. O vereador por Goiânia mostrou o que a professora afirmou: não há outros candidatos à vaga de deputado estadual com a trajetória histórica na educação como ele.

O professor há vinte anos, Jorge Ricardo Arantes, membro da coordenação de campanha de Fábio Tokarski, afirma que o candidato tem compromisso histórico com a educação. “Ele sempre esteve na defesa e na luta dos trabalhadores, mediando e intervindo com o objetivo de valorizar os profissionais, tanto como o corpo docente como o técnico”, explicou.

A professora Lúcia Rincon, Willian Mendes, a Professora Jane Belle, Toquinho e o médico Antônio Teles, todos candidatos a deputado estadual pelo PCdoB, também participaram das discussões onde se reuniram cerca de quarenta trabalhadores.

Mais educação

O encontro com os profissionais do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-administrativos em Educação das instituições federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes GO) reuniu aproximadamente 25 pessoas.

A discussão tinha como objetivo alimentar com subsídios para organizar os projetos do candidato. Para o servidor público lotado no centro de recursos computacionais da UFG, Joaquim Leite do São José, é importante todos falarem a mesma língua. “Não apoio Fábio Tokarski só devido a amizade, mas por conhecer seus ideais e suas práticas”, assinala.

O coordenador geral do Sint-Ifes, João Pires Júnior, afirmou que Fábio Tokarski possui um vínculo muito grande com a universidade. “Ele sempre militou nas causas do ensino público de qualidade”, salientou.

Texto: Cejane Pupulin