Sábado é dia de vacinação contra a poliomielite
Acontece neste sábado, dia 14, a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) de Aracaju estarão abertas das 8 às 17 horas para garantir a imunização de crianças menores de cinco anos de idade contra a doença que também é conhecida como paralisia infantil.
Publicado 10/08/2010 23:35 | Editado 04/03/2020 17:20
Também serão montados postos de vacinação nos dois shoppings da capital. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal, o que na capital sergipana corresponde a 45.567 meninos e meninas. Independentemente de terem tomado ou não a primeira dose da vacina contra a poliomielite, todas as crianças devem participar desta segunda etapa da campanha de imunização.
"Nós estamos nos mobilizando para garantir o sucesso da campanha e alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde", informa a coordenadora de imunização da SMS, Débora Moura, reforçando que os pais não devem esquecer de levar o cartão de vacinação da criança.
As crianças que apresentarem febre alta, vômitos severos e diarreia não devem tomar a vacina. Já as crianças imunodeprimidas, a exemplo de portadoras de HIV, devem tomar um tipo especial do imunizante disponível no Centro de Referência Imunobiológico Especial (Crie) do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).
Erradicação
A paralisia infantil já foi erradicada no Brasil há alguns anos. Atualmente, três países sofrem com surtos de poliomielite: Rússia, Tadjiquistão e Angola. "Com o aumento das viagens internacionais e o fluxo de pessoas por vários países, temos que criar mecanismos para evitar a reintrodução do vírus em nosso país", alerta Débora Moura.