Dia do Estudante: Lopes destaca luta por educação de qualidade
Um dia de comemoração, mas também de reflexão. Para Chico Lopes, assim é o Dia do Estudante, comemorado esta quarta-feira, 11 de agosto. Professor da rede pública, Chico Lopes fala com a propriedade de quem dedicou sua vida à luta pela educação de qualidade. E ressalta que os estudantes brasileiros alcançaram grandes conquistas, ao longo do governo Lula.
Publicado 11/08/2010 11:02 | Editado 04/03/2020 16:33
“Tivemos grandes vitórias, como a democratização do acesso à universidade, com o Prouni e as bolsas para estudantes através do FIES”, lembra Chico Lopes, autor de emenda à Lei do FIES que garante aos alunos direito a financiar até 100% das mensalidades de cursos em universidades privadas.
“Ao mesmo tempo, no Governo Lula as universidades públicas, que haviam sido sucateadas pela política neoliberal de Fernando Henrique Cardoso, voltaram a ter dignidade. Passaram a receber mais recursos e a contar com novos professores e servidores”, enfatiza Lopes, citando como exemplo a expansão da Universidade Federal do Ceará, com novos campi no Interior do Estado.
“Outra vitória importante para os estudantes foi a garantia da meia cultural sem restrições, contra os empresários que se articularam para impor uma cota a esse benefício histórico para a formação cultural dos nossos jovens”, menciona Chico Lopes.
Estudantes e professores
Parabenizando a todos os estudantes – “guerreiros que ajudam a construir um Brasil melhor, não só para o futuro, mas também a partir do hoje” -, Chico Lopes aproveita para homenagear também os professores. “Uma categoria que conseguiu, durante o governo Lula, ver transformada em lei a luta de tantas décadas, por um piso salarial nacional. Falta agora cumprir plenamente a lei”, aponta.
“Quero prestar minha homenagem aos estudantes, professores e a todos que batalham e dão sua contribuição pela educação de qualidade”.
Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes