Sem categoria

Indústria paulista gerou 12,5 mil empregos em julho

O nível de emprego da indústria de transformação paulista cresceu 0,40% em julho em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (11) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No período, 12,5 mil postos de trabalho foram criados. Sem ajuste sazonal, a alta foi um pouco maior, de 0,50%.

O Índice de Nível de Emprego da Fiesp e do Ciesp mostrou que ao longo de 2010 já foram preenchidas 167,5 mil vagas. Em relação ao mesmo período do ano passado, o nível ocupacional apresentou avanço de 4,51%. No mês passado, 17 setores promoveram contratações de pessoal e cinco demitiram funcionários.

Recuperação

Os ramos da indústria que mais contrataram foram os de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (1,9%) e produtos diversos (1,8%). Os que mais demitiram foram os de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-1,3%) e fabricação de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis (-0,8%).

A indústria foi o setor mais atingido pela crise mundial do capitalismo iniciada no final de 2007, basicamente em função da forte contração do comércio externo, que reduziu em mais de 20% nossas exportações. O setor voltou a se recuperar ainda no segundo semestre do ano passado e já zerou as perdas amargadas com a crise.

Com agências