OAB/RN faz lançamento público do Comitê 9840 na sexta-feira

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte, fará a instalação oficial do Comitê 9840 na próxima sexta-feira (13), às 9h, na sede da OAB Potiguar. Entre os convidados estão os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Arquidiocese, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MARCCO, Centros Comunitários, Associações de Classe, Diretórios e Grêmios Estudantis, Sindicatos, Entidades Sociais dentre outras de representatividade.

O Comitê 9840 faz parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE, que é uma rede formada em todo o Brasil por entidades da sociedade civil, organizações sociais e religiosas, tendo o objetivo de garantir a aplicação da Lei 9840, de combate à corrupção eleitoral.

Conforme o conselheiro federal da OAB Sérgio Freire, o movimento não possui religião, partido, segmento, sexo ou cor e serve de orientação aos eleitores que desejem apresentar denúncias contra irregularidades nas campanhas, tanto dos candidatos como dos partidos, desde que tais atos indiquem a existência de infrações e ilegalidades políticas. “Para a concretização dos atos tidos como irregulares, o Comitê conta com uma central de atendimento, devendo funcionar junto à OAB/RN e a denúncia poderá ser efetivada de forma anônima pelo telefone 84.4008 9418, no horário das 08h às 18h.

Neste ano o Comitê 9840 tem como carro chefe a Lei Ficha Limpa, adotando como slogan o “VOTE LIMPO”. Para isto, tem em sua programação palestras a serem ministradas, mensagens eletrônicas e panfletagem, sempre buscando a conscientização do eleitor a votar em candidato que se enquadre na nova lei. Segundo o presidente da OAB/RN, Paulo Eduardo Teixeira, o Comitê 9840 será instalado não só em Natal, mas também no interior nas sedes das Subseccionais da Ordem em Macau, Pau dos Ferros, Caicó, Mossoró e Assu. “Vamos fazer ações diferenciadas este ano. Não vamos trabalhar apenas com o valor do voto, mas também com a conscientização da Lei Ficha Limpa”, ressaltou Paulo Eduardo.

A OAB/RN convida toda sociedade a fim de que participe do movimento, em busca de um processo eleitoral mais igualitário e democrático, pois só assim haverá compromisso entre os eleitos e os eleitores.
 

Site da OAB/RNwww.oab-rn.org.br