Sem categoria

Eleições nos EUA: Obama se apressa para obter apoio a seu partido

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anda apressado para garantir apoio aos candidatos de seu partido com relação às eleições legislativas de novembro próximo.

Obama iniciou na segunda-feira (16) um giro de três dias que o levará a cinco estados, com a finalidade de obter suporte a seu partido e também conseguir angariar fundos para a eleição dos candidatos democratas.

Durante uma escala em Los Angeles, no estado da Califórnia, o chefe da Casa Branca defendeu sua agenda como a "mais progressista" não só em "uma geração, como em duas, talvez em três", e criticou a oposição republicana pelo seu constante trabalho de obstrução parlamentar.

Antes Obama visitou Wisconsin e está previsto passar por Ohio, Flórida e pelo estado de Washington, no oeste do país, antes de regressar à capital na quarta-feira à noite.

Os democratas, que neste momento controlam as duas câmaras do congresso, se preparam para uma renhida eleição em 2 de novembro, quando a Câmara de Representantes será renovada, assim como um terço do Senado e vários postos de governo de estado.

Segundo os analistas, as possibilidades dos correligionários de Obama estão complicadas pelos níveis de aprovação do presidante, que nesta terça-feira cairam para um novo patamar mínimo, que atinge os 44%.

Além disso, são cada vez maiores os temores dos americanos por uma eventual recaída na recuperação da economia do país.

Inclusive alguns candidatos democratas há declinaram a presença a eventos em que Obama esteja presente, para evitar tingir do cores cinzas a sua imagem.

Enquanto isso, os republicanos apostam em sua oposição aos programas de Obama, que na prática se refletem em aumentos do déficit.

Essas iniciativas também se revertem em um aumento de impostos e, no caso da chamada reforma financeira, atingirá os pequenos empresários, conforme estimou o porta-voz do líder da minoria no Senado, Mitch McConnell.

Fonte: Prensa Latina