Sem categoria

Economia anêmica eleva taxa de reprovação do governo Obama

A fragilidade da economia estadunidense, que ainda não se recuperou da recessão iniciada em dezembro de 2007, está abalando a credibilidade do governo Obama. Pesquisa AP-Gfk divulgada nesta quinta (19) indicam que 56% dos norte-americanos reprovam a administração democrata, que revelou franca incompetência no tratamento da crise, dos despejos e, em especial, do desemprego que castiga cerca de 30 milhões de trabalhadores.

A taxa de aprovação ficou em 41%, abaixo dos 44% registrados em abril. Cerca de dois terços dos entrevistados se revelaram pessimistas com os rumos da economia e esperam que as coisas piorem; 60% acreditam que o país caminha na direção errada.

Eleições

O ceticismo e a frustração crescentes da população terão reflexos nas eleições parlamentares de novembro. A pesquisa AP-Gfk detectou um empate técnico nas intenções de voto para democratas (45%) e republicanos (49%), com uma leve diferença a favor desses últimos. A crise, que contribuiu para o desgaste de Bush e a eleição de Obama, agora pode ter um efeito oposto.

Outro movimento que se percebe, também influenciado pela crise econômica, é a crescente força da extrema direita no interior do Partido Republicano, o que também deverá ter reflexos no pleito de novembro para renovação do Congresso.

Da redação, com Valor