Sem categoria

Campanha quer reduzir votos nulos e brancos para Senado

Na eleição de 2006, os votos nulos e brancos para senador atingiram 19,3%, enquanto a média de votos inválidos para os outros cargos foi de 11%. Para reverter essa situação e destacar a importância da escolha dos futuros candidatos na elaboração das leis, o Senado e Câmara dos Deputados lançaram, nesta quinta-feira (19) em Brasília, a campanha "Seu voto faz o Congresso Nacional".

A campanha inédita quer valorizar o voto para deputados federais e senadores. O eleitor será lembrado da importância de sua escolha nas eleições por meio de um filme publicitário, uma vinheta de rádio, impressos e um site especial.

Responsável pela campanha, Elga Mara Teixeira Lopes, diretora da Secretaria de Projetos Especiais (Supres) do Senado, destacou o didatismo do material utilizado na campanha. Ela afirmou que foram feitos estudos sobre campanhas de valorização do voto em outros países, como Espanha, Estados Unidos e França.

O secretário de Jornalismo da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado, Davi Emerich, diz que a campanha guarda relação com o planejamento estratégico estabelecido pela Secretaria Especial, que definiu como missão a Comunicação para a Cidadania. Para o diretor, as peças da campanha estimulam "a consciência cívica acima dos interesses pessoais".

O filme publicitário está sendo divulgado pela TV Senado e pela TV Câmara, e há negociações para a divulgação também em emissores de televisão públicas e privadas. Todo o material pode ser obtido no hot site e divulgado sem custos.

Agência Senado