Sem categoria

Esforço concentrado no Senado é prejudicado pela Câmara

O Senado vai se reunir na próxima semana, no último esforço concentrado antes das eleições. Os líderes dos partidos políticos devem se reunir na terça-feira (31) para definir as propostas de consenso que vão entrar na pauta. Os trabalhos no senado serão prejudicados porque a Câmara não votou nenhuma matéria nos dois “esforços" que tentou fazer este mês. As sessões no Senado acontecerão do dia 31 deste mês a 2 de setembro. A Câmara só volta a se reunir após as eleições.

Havia previsão de que quatro medidas provisórias que terão seu prazo de tramitação no Congresso esgotado em 30 de dezembro fossem apreciadas na próxima semana. No entanto, a Câmara dos Deputados acabou não conseguindo votar as matérias, que, assim, não foram remetidas ao Senado.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), explicou que os senadores devem analisar alguns projetos que estavam na pauta do esforço concentrado da primeira semana de agosto, como a proposta de mudança na Constituição que volta a exigir o diploma de jornalista para o exercício da profissão.

“Nós vamos fazer um esforço concentrado na terça-feira e na quarta-feira, 31 e 1o. Nós temos projetos de interesse popular. Temos também três empréstimos que beneficiam três estados cujo prazo fatal é dia dois de setembro. Portanto temos de aprovar estes empréstimos no esforço concentrado. O Senado vai cumprir seu papel.

E acrescentou que após essa semana, os senadores vão se concentrar na campanha eleitoral em seus estados de origem. “Nesta reta final é natural que os deputados e senadores mergulhem nas campanhas. E portanto nesta reta final não haverá esforço concentrado.”

De Brasília
Com Agência Senado