Metrô em Salvador só em abril de 2011

O primeiro vagão do metrô de Salvador foi colocado nos trilhos nesta sexta-feira (20/8). A expectativa é de que os 24 vagões das seis composições estejam na linha em uma semana, mas o transporte de passageiros só deve começar em abril de 2011. Apesar de a Prefeitura anunciar o início dos testes, obras inacabadas e necessidade de revisão nos vagões, guardados há quase dois anos, deve atrasar mais uma vez o início do funcionamento do metrô.

 As obras já se arrastam a mais de dez anos e a estimativa é de tenha consumido cerca de R$ 1 bilhão em recursos dos governos federal, estadual e municipal. Depois de muitas paralisações e denúncias de irregularidades, o que está atrasando o início da operação do metrô é a revisão preventiva exigida Mitsui & Co., companhia japonesa que vendeu os equipamentos, devido ao período de um ano e nove meses em que eles ficaram parados. Tem ainda o problema das obras inacabadas em alguns trechos da linha, que segundo a Companhia de Transportes de Salvador (CTS) devem ficar pronta nos próximos meses.

A chamada primeira etapa do metrô terá seis quilômetros de extensão, ligando a Estação de Transbordo da Lapa, a maior da cidade, à Rótula do Abacaxi, entroncamento entre as principais avenidas de Salvador com a rodovia mais movimentada da Bahia, a BR-324, que liga a cidade a Feira de Santana. .

Enquanto os trens não começam a funcionar, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa da Bahia que apura as irregularidades nas obras do metrô de Salvador continua ouvindo os envolvidos. Segundo o presidente da CPI, deputado Álvaro Gomes (PCdoB), o ex-presidente da Companhia Baiana de Trens Urbanos (CBTU) no período de 2000 a 2003, Luiz Otávio Mota Valadares,confirmou presença na reunião da Comissão do dia 1º de setembro, quando será discutido também a prorrogação da CPI até o fim da legislatura, em dezembro.

De Salvador,
Eliane Costa