BA: Trabalhadoras domésticas recebem certificado de qualificação

Trabalhadoras domésticas residentes nos bairros de Narandiba, Castelo Branco, Nordeste de Amaralina e também dos municípios de Lauro de Freitas e Camaçari receberam, na tarde de hoje (dia 24), os certificados de conclusão do curso de Qualificação e Cidadania – Trabalho Doméstico, através do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ.

Rita de Cássia de Carvalho, 46 anos, trabalhadora doméstica desde os 18, foi uma das 176 certificadas na solenidade que aconteceu no auditório da Escola de Medicina, no Pelourinho. Para ela, além da parte prática do curso, o conhecimento dos seus direitos como trabalhadora foi o mais importante. “Trabalho há quase 30 anos como doméstica e não tinha conhecimento de como é importante a gente garantir direitos como a carteira assinada, que é a nossa proteção social”, disse.

Para a jovem Mayana da Conceição, 20 anos, que procura o seu primeiro emprego, alguns conhecimentos transmitidos durante o curso pode fazer o diferencial na busca de uma vaga no mercado de trabalho. “Nós aprendemos a aproveitar melhor os alimentos, a fazer congelamento e manusear, de maneira correta, os produtos químicos”, exemplifica.

Bastante emocionada, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (Sindomésticos), Cleusa Santos, falou sobre a importância da qualificação e sindicalização da categoria. “O sindicato é o espaço onde nós lutamos pelos nossos direitos. E foi através dele que conseguimos direitos, tais como férias anuais de 30 dias, 13º salário e repouso semanal”, enumerou.

O chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Elias Dourado, que representou o secretário Nilton Vasconcelos, afirmou que a qualificação profissional tem sido uma prioridade do governo estadual. “Esse é o começo de uma trajetória, onde o objetivo maior é fazer com que os trabalhadores domésticos sejam respeitados e tenham o reconhecimento de toda a sociedade pela importância e valor do seu trabalho”.

O curso de Qualificação e Cidadania – Trabalho Doméstico, através do Plano Territorial de Qualificação – PlanTeQ, oferecido pelo Governo do Estado por meio de convênio com o Ministério do Trabalho conta com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT. Na Bahia, o investimento total do PlanTeQ, em 77 municípios contemplados, é de R$ 35,4 milhões, sendo R$ 3,6 milhões a contrapartida do governo do Estado.

Em todo o estado, o PlanTeQ atua diretamente nas cadeias produtivas da Agropecuária e Economia Solidária; Alimentos e Bebidas; Artesanato; Calçadista; Construção Civil; Energia; Indústria; Serviço e Comércio; Pessoas com Deficiência; Tecnologia da Informação; Têxtil; Trabalho Doméstico; Transporte e Turismo.

Fonte: Ascom/Setre