Agricultores de Juazeiro beneficiados com renegociação de dívidas
Cerca de cinco mil agricultores do Vale do São Francisco serão beneficiados com a renegociação de suas dívidas, a partir de uma nova operação de crédito para liquidação parcelada do saldo devedor. A medida foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional – CMN, após quase um ano de negociações e articulações lideradas pelo governador Jaques Wagner (PT).
Publicado 30/08/2010 21:01 | Editado 04/03/2020 16:19
“A resolução do CMN é uma vitória importante para a Bahia e se deve, em grande parte, ao empenho do governador Wagner em resolver os problemas que travavam o setor”, afirmou o secretário estadual de Agricultura – Seagri, Eduardo Salles. A medida beneficia mini, pequenos, médios e grandes hortifruticultores, cooperativas e empresas exportadoras de frutas dos municípios de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá e Sento Sé, que contraíram dívidas oriundas de crédito rural de custeio e investimento contratados com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, entre 15 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2009.
Segundo cálculos da Seagri, o montante da dívida chega a R$ 380 milhões. “O endividamento dos agricultores se deu por conta de fatores climáticos, com queda na produção, e da crise mundial do ano passado”, explica Salles. Os produtores têm até 31 de dezembro para ajustar o novo contrato, com o qual poderão pagar as dívidas em 12 anos.
Da redação local, com informações Ascom/Seagri