Artistas e intelectuais declaram apoio à candidatura de Javier

Vereador de Salvador por quatro mandatos e em sua segunda legislatura na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Javier Alfaya recebeu importantes apoios para a renovação de seu mandato na Casa. Artistas, produtores culturais, DJs, intelectuais, professores e pesquisadores, a exemplo do ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida, afirmam votar em Javier no dia 3 de outubro.

“Além do reconhecimento pessoal que tenho por Javier, o admiro por sua atuação em favor das iniciativas que permitiram que a instituição superasse a estagnação de muitos anos, como universidade velha e elitista”, afirmou Naomar, destacando a luta do deputado em defesa do Programa de Ações Afirmativas e pela implantação do Projeto Reuni – Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, que ampliou a oferta de vagas na UFBA. A opinião é partilhada pelo reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, José Weber. “Tenho um sentimento de política levada a sério com Javier, que é engajado na defesa da educação e cultura desde a luta estudantil, quando ainda era aluno da UFBA”, ratificou.

Para o diretor teatral Fernando Guerreiro, conhecido por espetáculos como “Os Cafajestes”, “Oficina Condensada” e “O Indignado” – todos sucesso de público -, poucos são os políticos que se preocupam com a cultura; e Javier é uma dessas exceções. “Amigo dos artistas, sua trajetória sempre esteve marcada por uma relação direta com os trabalhadores da arte e suas reivindicações. Votar nele é valorizar o segmento que luta com muitas dificuldades para sobreviver, com dignidade, numa área marginalizada e pouco respeitada por nossos legisladores”, pontuou Guerreiro.

A lista dos apoiadores de Javier Alfaya inclui, ainda, Dona Cici, contadora de histórias e griô da Fundação Pierre Verger, e a cantora Beth Carvalho. “Fico feliz em ver que a luta por um Brasil mais justo tem aliados importantes como Javier Alfaya; grande liderança e incansável defensor da cultura brasileira. Precisamos sempre de gente assim na política e, em especial, na minha querida Bahia”, destacou a sambista carioca, para quem Alfaya propôs o título de “Cidadã Baiana”.

Fonte: Ascom/gabinte do deputado Javier Alfaya