BA: Wagner anuncia construção de três hospitais especializados

Um hospital especializado na saúde da mulher, outro para Oncologia e um terceiro destinado ao tratamento de dependentes químicos estão entre as prioridades definidas pelo governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), para um segundo mandato à frente da gestão estadual. “O acesso aos direitos básicos de saúde, educação e segurança é que constrói o caminho da cidadania”, destacou Wagner.

Em três anos e sete meses de governo, foram inauguradas quatro novas unidades hospitalares: o Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, o Regional de Juazeiro, o de Santo Antônio de Jesus e o Hospital da Criança, em Feira de Santana. Ainda este mês, o Hospital do Subúrbio, em Salvador, também deverá entrar em funcionamento. O contrato de financiamento para aquisição de equipamentos médicos destinados à unidade, no valor de R$ 31 milhões, foi assinado nesta quarta-feira (1/9) entre a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) e a Prodal Saúde.

Primeiro hospital público de urgência e emergência a ser administrado no regime de Parceria Público-Privada – PPP, o Hospital do Subúrbio conta com UTIs e Semi-UTIs adulta e pediátrica, internação adulta e pediátrica, recuperação de queimados, ambulatório, centro cirúrgico, unidade de bio imagem e laboratório. Para a superintendente da Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab, Gisélia Souza, a localização da unidade também se constitui como diferencial. “Ele está localizado em uma área estratégica da capital, mas será de referência para todo o estado e, principalmente, para a Região Metropolitana de Salvador”.

Combate e tratamento ao crack

Dentro do projeto de três novos hospitais anunciados por Jaques Wagner, o especializado no tratamento aos dependentes químicos terá enfoque, principalmente, nos usuários de crack. A droga, atualmente, é responsável por 80% dos homicídios na Bahia.

A unidade será sediada em Salvador e deverá atuar em parceria com entidades e organizações baianas que já trabalham com o combate e prevenção ao uso do crack.

De Salvador,
Camila Jasmin, com assessorias