Sem categoria

Senado vota matérias e libera parlamentares para campanha

O segundo esforço concentrado no Senado rendeu aprovação de várias matérias. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou, nesta quarta-feira (1o) que não haverá novo esforço concentrado de votações até as eleições, em outubro. Ele disse que já foram votadas as matérias consensuais definidas por acordo entre os líderes partidários.

O senador observou que esse é um ano atípico, em que serão renovados dois terços dos membros da Casa. Como a programação de votações já foi cumprida e diante das exigências das campanhas eleitorais, ele avaliou como razoável a retração das atividades nesse período.

“Com os senadores envolvidos em suas campanhas, é natural o 'recesso branco' porque isso faz parte da política e, no Senado, da própria luta pela sua renovação”, disse.

Os senadores votaram nesta terça-feira (31) todos os itens pactuados para essa terceira semana de esforço concentrado. O acordo foi feito antes das votações, em reunião de líderes, no gabinete da Presidência. Foram aprovados 29 matérias entre projetos de lei, operações de crédito, acordos internacionais e um projeto de resolução.

O destaque do dia foi a aprovação do Projeto de Resolução do Senado que flexibiliza os limites das operações de crédito interno e externo destinadas ao financiamento de infraestrutura para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Em entrevista concedida logo após a reunião de líderes partidários, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), declarou que o objetivo seria justamente o de concentrar as votações na terça-feira para que os senadores pudessem voltar às suas respectivas campanhas.

“A ideia é votar toda a pauta ainda hoje. Exatamente porque queremos liberar os senadores e senadoras para a campanha, que está em plena efervescênci”, declarou Jucá.

De Brasília
Com Agência Senado