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Fernando Rodrigues: Estratégia de atacar Dilma não deu certo

A manutenção do cenário eleitoral na disputa presidencial tem a ver com o fracasso, por enquanto, da estratégia do PSDB em tentar usar o escândalo da quebra de sigilos fiscais contra o PT. Do ponto de vista estritamente eleitoral, a estratégia tucana não funcionou. Houve um bombardeio na cabeça do eleitor sobre o já chamado “receitagate”: o fato de tucanos e a filha de José Serra terem tido seus sigilos fiscais violados.

por Fernando Rodrigues, em seu blog

Serra quase só fala disso em entrevistas e em suas propagandas eleitorais em rádio e TV. Foi assim durante toda a semana. Mas na sexta-feira, dia 3 de setembro, uma pesquisa nacional Datafolha concluiu que Dilma Rousseff (PT) tem 50% contra 28% de José Serra (PSDB). Aqui, todas as sondagens anteriores.

Justamente na semana em que os tucanos mais usaram o “receitagate” em seus programas eleitorais a diferença entre Dilma e Serra oscilou de 20 para 22 pontos no Datafolha –uma oscilação favorável a Dilma, mas dentro da margem de erro da pesquisa.

É possível que essa estratégia serrista venha ainda a funcionar até o dia 3 de outubro? Se o caso continuar circunscrito ao que já se sabe, possivelmente o efeito seja muito limitado no resultado final da eleição. O fato de um petista de baixíssimo escalão –ele nunca militou no partido– ter sido um dos que requereu fradulentamente a delcaração de IR da filha de Serra não atinge diretamente a Dilma. Nesse caso, o mais provável é que o PT absorva o impacto negativo, blindando sua candidata ao Planalto.

Até porque a massa mais interessada no processo eleitoral já tomou conhecimento do tema de alguma forma –e não reagiu a favor do tucano. O Datafolha apurou que 51% dos eleitores já assistiram a alguma propaganda eleitoral. A parcela mais bem informada da população (quem tem paciência para assistir ao programa eleitoral) é supostamente a que está mais propensa a se indignar com o “receitagate”. Mas não foi o que se passou.

Eis os dados da audiência do horário eleitoral até agora:

Outro dado relevante e que talvez indique um erro de estratégia de Serra é a aprovação do horário eleitoral de cada candidato. Desde o início da propaganda, o programa da petista tem sido aprovado por quase o dobro de eleitores na comparação com o do tucano. Ou seja, falar do “receitagate”, por enquanto, não tem funcionado como deseja o PSDB. Eis os dados do Datafolha:

Fonte: Blog Fernando Rodrigues