Sem categoria

Lula critica os que mentem e diz que Serra está baixando o nível

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante comício realizado em Guarulhos, na Grande São Paulo, que o candidato tucano à Presidência, José Serra, está baixando o nível da campanha e o comparou a quem não sabe nadar e está morrendo afogado. “O bicho anda com uma raiva que eu não sei do quê. O programa dele está pesado, está baixando o nível. Isso é próprio de quem não sabe nadar, cai na água e fica se debatendo até morrer afogado”, afirmou o presidente.

Lula em Guarulhos

De acordo com Lula, Serra está mentindo ao acusar o PT de responsabilidade na violação do sigilo da filha dele, Verônica Allende Serra. “Mentira tem perna curta. Quando começam a procurar alguém para responsabilizar pelo seu próprio fracasso, a coisa fica ruim”, afirmou.

Leia também: Lula arrasa Serra: "tenho mais o que fazer do que censurar blogs"

Lula disse ainda que é possível fazer uma campanha eleitoral com nível elevado, sem a necessidade de tentar transformar parentes dos candidatos em vítimas. “Ninguém precisa ficar dizendo que descobriram o sigilo não sei de quem. Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê o vazamento de informações?”, questionou Lula em discurso para a população.

Durante a semana, a oposição responsabilizou o PT e a candidata Dilma Rousseff pelo vazamento dos dados de sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do presidenciável tucano. Pediu, inclusive, pela cassação da candidatura da petista, o que foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente deu a entender que o uso eleitoral do episódio não deve ter grande impacto no desempenho da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, que lidera as pesquisas de intenção de voto. “É bom ele (Serra) lembrar que o povo não gosta de ligar a TV e ver gente nervosa”, discursou Lula.

Lula disse que Dilma vencerá as eleições sem ofender os adversários e que a campanha do partido é tranquila e madura. “A ofensa que nós estamos fazendo para eles é que estamos provando que um torneiro mecânico é capaz de governar melhor do que os doutores que governaram nesse país ao longo da história”. Lula ressaltou que foi o presidente que mais fez universidades públicas, extensões universitárias e escolas técnicas no país.

O presidente disse também que a eleição de Dilma Rousseff será o mais importante passo para a liberdade da mulher brasileira. “Ela vai continuar o que nós estamos fazendo. Ela trabalhou comigo esses oito anos. Eu aprendi com ela e ela aprendeu comigo e certamente ela vai fazer muito mais e melhor”.

A candidata não estava no comício, porque acompanha a filha que está prestes a dar a luz, em Porto Alegre. Lula elogiou a dedicação de Dilma nos momentos finais da gestação de sua filha.

Lula, que estava com uma tipóia no braço esquerdo, devido a uma tendinite, também pediu votos para o candidato a governador do PT, Aloizio Mercadante e para os candidatos ao Senado Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB). Sobre os candidatos ao Senado, Lula pediu votos para "facilitar a vida de Dilma." "A Dilma não pode passar o que eu passei no Senado," disse, referindo-se à oposição. "Eles não eram oposição, tinham ódio."

O presidente chamou a atenção da população para que todos levem o título de eleitor e um documento com foto no dia das eleições, como manda a nova regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com agências