Movimentos levam Transcons para o Grito dos Excluídos em Salvador

Os movimentos sociais de Salvador vão levar o protesto contra a Máfia das Transcons (Transferência do Direito de Construir) para o Grito dos Excluídos, na próxima terça-feira, 7 de Setembro. A concentração acontece às 8h, no Garcia, de onde partem organizados para se juntar ao cortejo, que sai do Campo Grande, logo após o desfile oficial da Independência. Em sua 16ª edição, o Grito dos Excluídos tem como lema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um projeto popular!”.

O protesto será puxado por entidades como a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia, a Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) e a Unegro que cobram a instalação da Comissão Especial de Inquérito na Câmara de Vereadores para apurar supostas irregularidades envolvendo a Superintendências do Controle de Uso do Solo (Sucom) e empresários do setor imobiliário.

Segundo denúncias da ex-secretária municipal de Planejamento Kátia Carmelo, o uso irregular das Transcons na orla de Salvador já teria causado o prejuízo de mais de R$ 500 milhões aos cofres públicos. O movimento social já realizou duas manifestações para cobrar a apuração das denúncias e está em mobilização permanente até o esclarecimento da questão..

O Grito dos Excluídos é um tradicional movimento de manifestação popular, que ocorre todos os anos durante os festejos do 7 de Setembro, e tem como objetivo chamar a atenção para as condições de crescente exclusão social no país. Em Salvador, a caminhada acontece logo após o desfile oficial e percorre as ruas do Centro da cidade, indo do Campo Grande até a praça Castro Alves.

De Salvador,
Eliane Costa