CTB-Bahia convoca classistas para o Grito dos Excluídos

A seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) convoca os sindicalistas classistas, trabalhadores e a sociedade em geral para se juntarem as diversas entidades do movimento popular e social, nesta terça-feira (7/9), no Grito dos Excluídos, tradicional movimento de manifestação popular cujo principal objetivo é chamar a atenção para as condições de crescente exclusão social no país. Este ano, a concentração para o ato será às 8h em frente ao Bradesco, do Garcia.

A CTB também vem a público para se colocar ao lado do Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo e de suas lutas pelo direito à terra e à soberania alimentar e a necessidade de se estabelecer um limite de propriedade para acabar com os grandes latifúndios, por isso conclama a participação no Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, que será realizado também no 7 de setembro durante o Grito dos Excluídos. A Central estará presente à marcha com bandeiras, faixas e atores caracterizados de empresários para denunciar a corrupção da máfia das transcons na Prefeitura de Salvador.

A edição de 2010 é a 16ª ocasião em que o Grito dos Excluídos vai às ruas para lutar pelo fim da desigualdade social no Brasil. Neste ano, seu lema é “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um projeto popular!”. O Grito é promovido pela Pastoral Social da Igreja Católica, mas, desde o início, conta com numerosos parceiros ligados às demais Igrejas do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), aos movimentos sociais, entidades e organizações.

Desde 1995 foi escolhido o dia 7 de setembro para as manifestações do Grito dos Excluídos. A idéia era aproveitar o Dia da Pátria para mostrar que não basta uma independência politicamente formal. A verdadeira independência passa pela soberania da nação.

Plebiscito Popular

Articulado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra irá consultar a população brasileira sobre o tema entre os dias 01 e 07 de setembro, na Semana da Pátria, junto com o Grito dos Excluídos. Pelo direito à terra e à soberania alimentar: vamos às urnas mostrar nosso poder popular! A participação popular é um direito do povo, pois ela está na essência do conceito de Estado Democrático de Direito.

Fonte: Ascom da CTB Bahia