Análise do Vox Populi diário mostra crescimento sólido de Dilma
No quinto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 53% e o tucano José Serra 24% das intenções de voto. Dilma permaneceu com o mesmo índice em relação ao dia anterior. Seu oponente, José Serra, também teve o mesmo índice da última sondagem, quando apareceu com 24%. Mas Dilma oscilou um ponto para cima na espontânea. Seus 43% de hoje significam uma consolidação de voto de 81%. Os outros candidatos continuam na mesma.
Publicado 05/09/2010 20:31
A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, apresentou novamente 8% das intenções de voto –mesmo percentual da última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.
A se confirmarem essas oscilações nos próximos blocos, a tendência que emerge é de que: i) quando Dilma não sobe na estimulada, sobe na espontânea; e ii) quando Serra não perde votos para Dilma, ela ganha votos dos indecisos.
A petista lidera em todas as regiões do país. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 70% dos votos contra 17% de Serra e 3% de Marina.
Este quinto rastreamento marca o primeiro ciclo de substituição em relação ao primeiro resultado. A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados. As entrevistas dos cinco dias foram colhidas entre quarta (1) e ontem (4), e presumivelmente captaram todo o impacto do factóide "recitagate", inclusive as edições pesadas do Jornal Nacional, da Globo, de quinta e sexta.
A campanha de Serra deu o sete de setembro como prazo final para que se notasse algum efeito das táticas de campanha televisiva. Até agora, nada.
Com informações do Blog do Nassif