MT: tucano anti-Lula despenca e perderia eleição para o Senado
Se as eleições fossem hoje, o ex-senador Antero Paes de Barros (MT) estaria derrotado na tentativa de retornar ao Senado, pois caiu para o terceiro lugar. Carlos Abicalil (PT) o ultrapassou na pesquisa Ibope em Mato Grosso, para o Senado, e tende a ficar com a segunda vaga:
Publicado 05/09/2010 13:27
Blairo Maggi (PR): 71%
Carlos Abicalil (PT): 32%
Antero Paes de Barros (PSDB): 27%
Pedro Taques (PDT): 15%
Antero foi senador até 2006, quando concorreu a governador e perdeu. Foi um dos mais raivosos conspiradores contra o governo Lula, no primeiro mandato.
Após perder a eleição em 2006, José Serra (PSDB), enquanto era governador de São Paulo, arranjou-lhe uma "boquinha" como conselheiro da SABESP (Companhia de saneamento estatal de SP).
Mesmo sem mandato, conspirou nos bastidores na CPI da Petrobras, no ano passado.
Aliados de Dilma comemoram pesquisa
Mais de mil pessoas prestigiaram o comício da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar em Primavera do Leste (230 km de Cuiabá), na noite deste sábado (4). Ao saudar com empolgação os membros da chapa majoritária, o público vibrou com os resultados das pesquisas eleitorais divulgadas esta semana em Cuiabá, que confirmam a liderança de Blairo Maggi (PR) e Carlos Abicalil (PT) rumo ao Senado Federal e a reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) já no primeiro turno do pleito de 2010.
O comício foi realizado no bairro Novo Horizonte, um dos mais populares de Primavera, e reuniu diversas lideranças locais. Nos discursos, os anfitriões do município exaltaram a chapa majoritária da coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar como um grupo sólido e mais capacitado para que mais avanços aconteçam no Estado.
O governo de Blairo Maggi, no período de 2003 a março de 2010, foi referendado pela comunidade durante o ato político. Entre as menções, Maggi recebeu manifestações de gratidão pelas casas populares construídas na cidade durante sua administração, entre outras obras concretizadas em prol de Primavera do Leste. “O Blairo fez muito como governador. Ele foi muito bom e com certeza vai continuar ajudando Mato Grosso, agora como senador”, declarou o pedreiro Eldo Neves.
Maggi frisou ao público presente que durante mais de sete anos governando Mato Grosso sempre se preocupou com o social, ou seja, em melhorar a qualidade de vida das pessoas. O candidato ao Senado observou que é possível aliar crescimento econômico com justiça social e que confia no trabalho do governador Silval Barbosa para que novas melhorias aconteçam na vida dos mato-grossenses. “Fazer um governo é olhar para todos. É isso que fiz e o que Silval já está fazendo como governador e fará nos próximos quatro anos. O companheiro Silval vai olhar por Primavera. Mato Grosso precisa crescer olhando para seu povo”, afirmou Maggi.
Silval venceria no primeiro turno
A pesquisa Ibope mostra ainda que se as eleições de Mato Grosso fossem hoje, o governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, venceria o pleito no primeiro turno. Ele tem 41% das intenções de voto. O adversário Mauro Mendes (PSB) soma 20% e o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), aparece com 17%. O candidato Marcos Magno (PSOL) contabiliza apenas 1%. Brancos e nulos somam 3% e indecisos 18%.
A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo. Foram entrevistados 812 eleitores no período de 31 de agosto a 02 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada com o número 31.711/2010 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT).
Com agências