Representações da diversidade sexual querem Tânia Soares na AL

 A igualdade perante a diversidade sexual é uma das bandeiras de luta da candidata Tânia Soares. Na sua história em prol do grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) foi feito o projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Sergipe, comemorado em 17 de maio.

 Tânia procura sempre participar de debates em relação à temática e pensar em soluções para que os direitos dos LGBT sejam assegurados. Por ser uma das poucas representantes que combatem o preconceito e lutam em favor dos homossexuais, Tânia recebe muito apoio de organizações como a Associação de Travestis Unidas na Luta pela Cidadania.

Segundo Eliana Chagas, assistente social e uma das fundadoras da ONG, Tânia Soares tem sido muito presente nas discussões em prol da classe. “A deputada tem sido muito importante para a associação, pois tem apoiado a obra da Casa de Assistência Janaína Dutra, que ajudará os portadores de HIV. Além disso, ela participa de reuniões, faz visitas e conversa com as travestis”, ressalta.

A associação foi fundada em 1999 e tem a intenção de dar suporte aos travestis em Aracaju. A ideia é promover cursos para a geração de renda, como os de artesanato, salão de beleza e cursos de corte e costura. Na área da saúde são distribuídas camisinhas para a prevenção contra DSTs, há a vacinação contra hepatite e um proctologista disponível uma vez por semana.

“É muito difícil conseguir atenção das pessoas quando se trata de travestis porque a gente sabe que o preconceito é grande. Porém, Tânia sempre se mostrou aberta a ouvir as nossas causas e reivindicações. É por isso que ela é muito querida pelo grupo, já que ela nos acolheu”, explica.

De acordo com Eliana, a fim de que o trabalho avance e políticas públicas sejam pensadas em prol da diversidade, Tânia Soares deve ser eleita para que haja uma voz voltada de apoio na Assembleia Legislativa. “Nós precisamos de uma parlamentar que represente também os anseios desse grande grupo e que busque e lute pelos direitos dos LGBT”, finalizou.