Nova pesquisa Ibope confirma liderança de Wagner

Pesquisa do Ibope/TVBahia, divulgada na noite desta sexta-feira (10/9), confirma a tendência dos levantamentos iniciados em novembro e ratifica a liderança do governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT). A vantagem sobre os demais postulantes ao Governo da Bahia foi ampliada em 20 pontos percentuais e, se a eleição fosse hoje, portanto, Wagner estaria reeleito em primeiro turno.

O governador desponta com 49% das intenções de voto, frente aos 15% de Paulo Souto (DEM), que caiu três pontos em relação à última pesquisa. Em seguida, Geddel Vieira Lima (PMDB) mantém-se “estacionado” na casa dos 12%. Luiz Bassuma (PV) e Marcos Mendes (Psol) aparecem com 1% cada. Os demais candidatos não pontuaram.

Quando o quesito é rejeição, Souto assume a dianteira, apontado por 25% dos entrevistados como o candidato no qual não votariam de jeito algum. Bassuma fica com a segunda colocação, citado por 23% do eleitorado. Na sequência, Carlos Nascimento (PSTU) surge com 17%, acompanhado de perto por Geddel, que obteve 16%. Wagner é o que detém menor índice de rejeição entre os sete concorrentes ao Palácio de Ondina: 13%.

A gestão do governador foi aprovada por 52% dos baianos. Outros 30% consideram regular, e apenas 11% ruim ou péssima.

O Ibope ouviu 1,5 mil eleitores nos dias 7, 8 e 9 de setembro. A margem de erros é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

De Salvador,
Camila Jasmin