Sem categoria

Encontro em Buenos Aires debate projetos na área da música

Ministros de 18 países ibero-americanos discutem neste sábado (11) programas de cooperação na área cultural que ajudam a integração nações da região. Eles debatem na capital argentina novos projetos, particularmente os dedicados à área da música.

O governo brasileiro, representado no encontro pelo ministro Juca Ferreira, considera a 13ª Conferência Ibero-Americana de Cultura muito importante, uma vez que a troca de experiência e a discussão de temas comuns propiciam a expansão do setor na América Latina.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas, programas criados e administrados pelo Brasil – como é o caso do Ibermuseus e iniciativas ligadas ao teatro, orquestras juvenis e à produção audiovisual – têm permitido a troca de experiências e a cooperação entre os países ibero-americanos.

Dantas disse à Agência Brasil que encontros ministeriais como o que acontece agora em Buenos Aires permitem o aprofundamento da cooperação multilateral, alêm de novos intercâmbio entre os países.

"O Brasil é muito respeitado na área da cultura como um modelo de país que, nos últimos anos, desenvolveu tecnologia social por meio deste setor", disse Dantas. "Há toda uma discussão sobre o fortalecimento da cultura nas estruturas estatais dos diversos países, em termos de mais orçamento e de programas mais relevantes, colocando o setor como um dos eixos centrais do desenvolvimento."

Segundo Marcelo Dantas, a conferência de Buenos Aires ajuda a sedimentar o diálogo e o intercâmbio para valorizar a cultura, um setor que, cada vez mais, deixa de ser apenas uma atividade supérflua ou de mero entretenimento dentro dos planos de desenvolvimento dos países e passa a ser vista como uma fonte não só de fortalecimento da identidade nacional, mas também como um segmento importante da economia que traz emprego e renda.

"A cultura já é vista também como uma ferramenta indispensável para a inclusão social e para o combate à violência, para a criação de um ambiente de paz", disse Dantas.

"Quanto mais diversa e dinâmica for a nossa cultura, maior será o nosso índice de felicidade. É isso que nós buscamos. Não é o desenvolvimento puro, apenas com dados econômicos, mas é um desenvolvimento integral."

A conferência de Buenos Aires está diretamente ligada a uma iniciativa recente que são os congressos de cultura ibero-americana.

O primeiro ocorreu no México, em 2008, dedicado à área do audiovisual. O segundo, em 2009, foi promovido em São Paulo e direcionou os debates aos programas de transformação social por intermédio da cultura. O terceiro, na Colômbia, este ano, aprofundou o debate sobre projetos ligados à música ibero-americana.

Em Buenos Aires, os 18 ministros discutem, também, a criação de um fundo solidário de cooperação que complemente os esforços regionais e dos países mais pobres para integrá-los ao desenvolvimento cultural.

Fonte: Agência Brasil