Agnelo Queiroz quer universalizar creche e ensino integral no DF
O candidato ao Governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), comprometeu-se com metas ambiciosas: estender o ensino integral a toda a rede de ensino e universalizar o acesso às creches. “São 120 mil crianças de 0 a 3 anos de idade no Distrito Federal e hoje só 16% utilizam a creche. Queremos alcançar 100% de abrangência”, disse o Agnelo, em entrevista realizada pelo projeto Educar Para Crescer sobre educação. A sabatina foi realizada com candidatos ao governo de dez estados.
Publicado 13/09/2010 17:02 | Editado 04/03/2020 16:41
O projeto Educar Para Crescer apoia a Lei do Ficha Limpa e, por isso, não cedeu espaço para o candidato Joaquim Roriz (PSC), que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter renunciado ao cargo de senador em 2007 para escapar de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.
Para Queiroz, a implementação do ensino integral é a melhor forma de valorizar a escola e torná-la uma extensão da vida da comunidade que usufrui das atividades desempenhadas ali. “Nós vamos começar com a meta de colocar 100% de educação integral em cada cidade. Vou começar por uma cidade pequena e mostrar para a sociedade que é viável e que interfere na vida da cidade.”
O candidato defende o engajamento dos alunos em uma série de práticas culturais e esportivas, a serem realizadas no contraturno da escola e em dias não-letivos, destacando que a importância de manter em uma comunidade carente, que não tem nada igual perto, a escola aberta para essa comunidade. “Porque quando a comunidade participa, ela defende a escola”, explica.
Arma estratégica
O mesmo foco em qualidade de ensino, segundo Queiroz, seria mantido na implementação do ensino técnico para alunos do ensino médio. “Vamos implantar uma escola técnica federal em cada cidade do Distrito Federal e, entre os conteúdos dessas escolas técnicas, estará a recuperação do aluno das matérias fundamentais do ensino básico.”
Na opinião do candidato, a qualidade do ensino possui importância estratégica na formação de mão-de-obra e desenvolvimento da região. “Nós podemos atrair as empresas por termos recursos humanos bem formados aqui”, afirma. “Como nosso território é pequeno, não vamos atrair empresas com a estratégia de oferecer grandes áreas, nem isenções a perder de vista.”
O candidato também aponta metas à informatização do ensino, propondo a distribuição de laptops a alunos para aliar a tecnologia ao ensino e difundir as ferramentas de internet à geração dos pais. “Todos os nossos alunos vão ter seu laptop para levar para casa”, afirmou.
O Educar para Crescer é um projeto sem fins lucrativos que tem por objetivo ampliar o conhecimento da sociedade sobre as principais questões da educação brasileira. Além de uma pesquisa anual sobre o tema, o projeto abrange também um portal de notícias, produção de reportagens e cartilhas em prol do ensino.